Concurso PMERJ: novo edital pode sair em 2022

Concurso PMERJ: edital da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro tem possibilidade de ser lançado em 2022, segundo governador.

A Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ) realizará uma nova seleção pública muito em breve. A nova previsão do concurso PMERJ, que já está em pauta desde 2019, foi dada pelo governador Cláudio Castro no dia 13 de dezembro de 2021, durante uma formatura de novos Soldados.

Ainda não se sabe oficialmente quantas vagas serão ofertadas no futuro certame. Em abril de 2021, tivemos a informação de que o Decreto nº 47.585 determinava o provimento máximo de 700 cargos na corporação (600 para o Curso de Formação de Soldados Policiais Militares e 100 para o curso de Formação de Oficiais).

Até a publicação do edital, provavelmente, o quantitativo será maior, pois se fala na possibilidade de serem abertas algo em torno de 2.000 vagas. Conforme o caderno de remuneração publicado no site da Fazenda do RJ, referente a maio de 2020, o ganho de um Soldado é de R$ 3.352,55. Esse valor deve ser atualizado quando o edital for divulgado.

Concurso PMERJ: requisitos para Soldado

Se forem seguidas as regras do edital anterior do concurso PMERJ, de 2014, os requisitos para participar serão os seguintes:

  • Ser brasileiro nato;
  • Estar em dia com as obrigações militares, para os candidatos masculinos;
  • Ter idade entre 18 e 35 anos, de acordo com a nova legislação;
  • Ser eleitor e estar em dia com suas obrigações eleitorais;
  • Ter concluído o Ensino Médio ou estar concluindo;
  • Ter Carteira Nacional de Habilitação (CNH), categoria “B” ou superior;
  • Para candidatos do sexo masculino, ter altura mínima de 1,65m e para as candidatas altura mínima de 1,60m.

Para que o concurso público possa ocorrer, de fato, o que se diz é que resta ao governo do RJ fazer a chamada de todos os aprovados remanescentes do último edital. O decreto nº 47.585/2021, que mencionamos acima, é o que está regulando esse processo.

Etapas do concurso PMERJ

Os candidatos ao concurso PMERJ deverão passar pelas seguintes etapas:

  • Exame Intelectual, mediante a aplicação de prova objetiva e redação;
  • Avaliação psicológica;
  • Exame antropométrico;
  • Teste de Aptidão Física (TAF);
  • Exame Toxicológico;
  • Exames Médicos; e
  • Investigação Social e Documental.

Concurso PMERJ: último edital

O último concurso da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro para Soldados, de 2014, organizado pela empresa Exatus Promotores de Eventos e Consultoria, ofereceu 6.000 vagas.

Desse total, 5.400 foram para candidatos masculinos e 600 para candidatos femininos. O edital previa que, pela “natureza do cargo”, não haveria reserva de vagas para pessoas com deficiência (PcD).

O concurso público dos militares teve validade de dois anos, prorrogável por igual período, a critério da PMERJ.

Leia também

você pode gostar também

Mais de 12 mil CNHs podem ser suspensas; veja se a sua será afetada

As informações são do Departamento de Trânsito do Mato Grosso do Sul, que identificou ainda um número recorde nos processos administrativos por mês durante este ano.

Já posso obter CNH sem fazer aulas em autoescolas? Entenda medida

CNH sem autoescolas: projeto de Lei da senadora Kátia Abreu busca descartar a obrigatoriedade das aulas para obtenção do documento.

Salário mínimo 2023, 2024 e 2025: veja previsão para os próximos anos

Com inflação em alta, governo faz projeções do salário mínimo em 2023, 2024 e 2025. Congresso já estabeleceu as diretrizes do ano que vem.

Novas regras trabalhistas: o que muda na jornada e banco de horas?

Medida Provisória permite mudanças em situações específicas. Novas regras trabalhistas foram criticadas pela oposição.

FeSaúde Niterói – RJ abre nova seleção; R$ 13,8 mil mensais

Processo seletivo FeSaúde Niterói (Fundação Estatal de Saúde de Niterói) anuncia oportunidade para o emprego de Médicos da Família.

Provas de concurso à distância? Veja novas regras aprovadas pela Câmara

Entenda quem poderá fazer as provas de concurso à distância e quais são as outras regras relacionadas aos certames federais.