Concurso PMERJ 2021: Editais deverão abrir 700 VAGAS

Concurso PMERJ 2021: edital da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro deve oferecer em torno de 700 vagas para provimento.

A Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ) vai realizar uma nova seleção pública de grande impacto! Há uma probabilidade considerável de que o concurso PMERJ 2021 oferte por volta de 700 vagas para Soldados e Oficiais.

continua depois da publicidade

A mais recente novidade é que, no dia 26 de abril de 2021, foi publicado o decreto nº 47.585, que dispõe sobre o bloqueio de cargos para fins de abertura de processo administrativo que resulte em provimento de cargos efetivos no estado do Rio.

Dessa forma, algumas categorias policiais foram autorizadas, por enquanto, somente "a instruírem procedimentos administrativos com vistas ao provimento de cargos efetivos".

A PMERJ terá um total máximo de 700 novas vagas, assim distribuídas: 600 para o Curso de Formação de Soldados Policiais Militares; e 100 para o curso de Formação de Oficiais (CFO).

continua depois da publicidade
Leia também

Concurso PMERJ 2021: situação atual do certame

Como ficou dito acima, o decreto nº 47.585 sinaliza que a esperança por um concurso da Polícia Militar do RJ em 2021 permanece viva. Poderão ser contempladas até 700 vagas para Soldados e Oficiais da PMERJ.

No momento, não há certeza de quando o concurso irá sair, uma vez que decreto não tem essa finalidade.

continua depois da publicidade

Vale lembrar que o concurso PC RJ também pode ter um edital em breve.

Concurso PMERJ: requisitos para Soldado

Se forem seguidas as regras do edital anterior do concurso PMERJ (de 2014), os requisitos para participar serão os seguintes:

  • Ser brasileiro nato;
  • Estar em dia com as obrigações militares, para os candidatos masculinos;
  • Ter idade entre 18 e 35 anos, de acordo com a nova legislação;
  • Ser eleitor e estar em dia com suas obrigações eleitorais;
  • Ter concluído o Ensino Médio ou estar concluindo;
  • Ter Carteira Nacional de Habilitação (CNH), categoria "B" ou superior;
  • Para candidatos do sexo masculino, ter altura mínima de 1,65m e para as candidatas altura mínima de 1,60m.

Concurso PMERJ: banca organizadora

No momento, o concurso PMERJ encontra-se apenas nos seus preparativos iniciais.

continua depois da publicidade

É de se esperar que nos próximos meses a pasta da Gestão do governo traga novas informações sobre o processo licitatório para contratação da organizadora. Continuaremos acompanhando a imprensa oficial.

A empresa responsável pelo concurso anterior para Soldados da PMERJ foi a Exatus Promotores de Eventos e Consultoria. A mesma empresa organizou o concurso para Oficiais daquele ano, cuja oferta foi de 120 vagas.

Etapas do concurso PMERJ

Os candidatos ao concurso PMERJ deverão passar pelas seguintes etapas:

  • Exame Intelectual, mediante a aplicação de prova objetiva e redação;
  • Avaliação psicológica;
  • Exame antropométrico;
  • Teste de Aptidão Física (TAF);
  • Exame Toxicológico;
  • Exames Médicos; e
  • Investigação Social e Documental.

Concurso PMERJ de 2014

O último concurso da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro para Soldados ofereceu 6.000 vagas. Desse total, 5.400 foram para candidatos masculinos e 600 para candidatos femininos. O edital previa que, pela "natureza do cargo", não haveria "reserva de vagas para deficientes físicos".

O concurso teve validade de dois anos, prorrogável por igual período, a critério da PMERJ.

Confira na íntegra o conteúdo programático das provas de 2014

Língua Portuguesa

Interpretação e compreensão de textos; construção de sentido e efeitos de sentido (semântica); denotação (sentido literal) e conotação (sentido figurado); relações lexicais; intertextualidade; gêneros textuais; tipologia textual; linguagem verbal e não verbal; funções da linguagem; variedades linguísticas; tipos de discurso; acentuação gráfica; ortografia; classe de palavras (substantivo, artigo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição, conjunção, interjeição); estrutura e formação de palavras; sintaxe (frase, oração, período; termos essenciais, integrantes e acessórios da oração; concordância nominal e verbal; regência nominal e verbal (crase); colocação pronominal; coesão; coerência; pontuação.

Geografia

Características Gerais do Estado do Rio de Janeiro:

  1. Reconhecer as relações entre sociedade e o ambiente natural no Estado do Rio de Janeiro, destacando os impactos ambientais produzidos e as influências dos elementos naturais na sociedade fluminense.
  2. Identificar as principais regiões do Estado e suas características gerais.
  3. Apresentar noções básicas sobre a geografia do Município do Rio de Janeiro.
  4. Reconhecer aspectos gerais do processo de favelização e suas características atuais.
  5. Identificar em textos e gráficos situações problema típicas da sociedade fluminense e reconhecer formas de reduzir os problemas gerados em tais situações.
  6. Apresentar noções de localização espacial dentro do Estado do Rio de Janeiro a partir da utilização de mapas.

História

  1. A expansão Ultramarina Portuguesa dos séculos XV e XVI.
  2. O sistema colonial português na América - Estrutura político-administrativa, estrutura sócioeconômica, a escravidão (as formas de dominação econômico-sociais); as formas de atuação do Estado Português na Colônia; a ação da Igreja, as invasões estrangeiras, expansão territorial, interiorização e formação das fronteiras, as reformas pombalinas, rebeliões coloniais. Movimentos e tentativas emancipacionistas.
  3. O período joanino e o processo de independência - A presença britânica no Brasil, a transferência da Corte, os tratados, as principais medidas de D. João VI no Brasil, política joanina, os partidos políticos, revoltas, conspirações e revoluções, emancipação e conflitos sociais, o processo de independência do Brasil.
  4. Brasil Imperial - O Primeiro Reinado, o Período Regencial e o Segundo Reinado: aspectos, políticos, administrativos, militares, culturais,econômicos, sociais, territoriais, a política externa, a questão abolicionista, o processo de modernização, a crise da monarquia e a proclamação da república.

Sociologia

Relações entre indivíduo e sociedade, distinção do espaço público e privado, o Estado e os direitos humanos, cidadania e diversidade.

Direitos Humanos

Direitos e Deveres Individuais e coletivos. Considerações sobre a polícia e os Direitos Humanos.

Legislação de Trânsito Brasileira

  1. Penalidades aplicadas às infrações de trânsito.
  2. Medidas administrativas a serem adotadas pela autoridade de trânsito e seus agentes.

Informática

Aplicativos para processamento de texto, planilhas eletrônicas e apresentações: conceitos e modos de utilização; conceitos básicos e modos de emprego de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos associados à rede de computadores, internet e intranet.

Compartilhe esse concurso

Você também pode
gostar

Concursos em sua
cidade