Ano Novo 2022: confira o que abre e fecha nos dias 31/12 e 01/01

Vários estabelecimentos podem ter seus horários alterados e até mesmo serem fechados por causa do feriado de Ano Novo. Veja como vai ser.

Na última semana do ano, o horário de abertura de lojas, supermercados, bancos e órgãos do governo pode ser alterado. Os serviços podem, inclusive, ser fechados na véspera do Ano Novo. Veja como será o funcionamento de alguns estabelecimentos nos dias 31 de dezembro e 1° de janeiro.

continua depois da publicidade

Bancos não funcionarão no feriado

De acordo com a Federação Nacional dos Bancos (Febraban), o último dia de expediente normal nas agências é nesta quinta-feira (30/12). No dia 31, as instituições ficarão fechadas. No entanto, clientes poderão utilizar os caixas de autoatendimento para efetuar operações.

Vale ressaltar que o serviço de internet banking continuará funcionando normalmente na virada do ano. No caso de contas vencidas durante o feriado, o pagamento poderá ser feito no próximo dia útil (03/01/2022), sem cobrança de juros. Contas de consumo, por sua vez, poderão ser agendadas.

Correios também ficarão fechados

Assim como o os bancos, o funcionamento dos Correios será alterado no feriado de Ano Novo. As agências ficarão fechadas nos dias 31/12/2021 e 01/01/2022. Contudo, os atendimentos a distância continuarão normais. Dessa forma, é possível:

continua depois da publicidade
  • Ligar nas centrais 3003-0100 e 0800 725 0100;
  • Falar pelo chat ou Fale Conosco no site do órgão.

Os horários normais serão retomados a partir do dia 03 de janeiro de 2021.

INSS terá horários especiais

As agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) terão expediente das 7h às 13h no último dia do ano. No entanto, o atendimento só será realizado para aqueles que fizeram agendamentos prévios.

O funcionamento da central de atendimento também sofreu alteração. Os segurados poderão entrar em contato por telefone (135) apenas das 7h às 19h. O INSS informou que quem precisar requerer serviços e benefícios deverá utilizar o site ou app Meu INSS.

continua depois da publicidade

Estabelecimentos comerciais devem fechar

Os donos de lojas e outros estabelecimentos podem definir seu próprio horário de funcionamento no Ano Novo. Contudo, as associações comerciais municipais aconselham que o serviço seja disponibilizado apenas até as 18h do dia 31.

Já no dia 1° de janeiro, por ser feriado, apenas o que for essencial deve abrir. É o caso de supermercados, farmácias e postos de gasolina. Mas vale ressaltar que isso também vai depender do proprietário de cada estabelecimento.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade