Concurso TJ CE 2022 terá vagas para analistas e oficiais de Justiça

Concurso TJ CE 2022 anuncia novidades e deve lançar edital de abertura ainda no primeiro semestre de 2022.

O Tribunal de Justiça do Ceará já se prepara para a realização de um novo concurso TJ CE. É o que adianta a presidente do órgão, Naílde Pinheiro Nogueira, em entrevista recentemente concedida ao jornal O Povo Mais. Segundo a desembargadora, o próximo edital deverá ser lançado no primeiro semestre de 2022 e contará com vagas para as carreiras de Analista do Judiciário (graduação em diversas áreas) e Oficial de Justiça (graduação em Direito).

Leia também

Contratação de novos servidores

“É mais um reforço importante, sobretudo para as comarcas do interior do Ceará, que receberão profissionais capacitados para prestar um serviço mais eficiente e célere aos usuários da Justiça”, destacou a presidente durante solenidade realizada em novembro para a posse de novos servidores, integrantes do cadastro reserva do último concurso público promovido pelo órgão.

Concurso TJ CE: editais anteriores

Com edital aguardado para os próximos dias, o novo certame pode seguir etapas e conteúdo programático semelhantes aos editais anteriormente.

Em 2019, sob responsabilidade da Fundação Getúlio Vargas (FGV), foram anunciadas 328 vagas para técnicos judiciários (nível médio), com lotação tanto na capital como no interior e ganhos de R$ 5 mil iniciais.

Na ocasião, foram aplicadas 70 questões de múltipla escolha em Língua Portuguesa, Organização Judiciária do Estado do Ceará e Direitos das Pessoas com Deficiência. Provas para técnicos da área administrativa contaram também com tópicos sobre noções de Administração Pública, Gestão Pública, Direito Constitucional e Administrativo.

Já o mais recente concurso para nível superior aconteceu em 2014, então a cargo do Cespe/UnB. Para analistas judiciários, foram abertas vagas nas seguintes áreas de graduação: Direito, Administração, Arquitetura, Ciências Contábeis, Informática, Engenharia Civil, Engenharia de Produção e Engenharia Mecânica.

Naquela época, os ganhos referentes a uma jornada de 35 horas semanais chegavam a R$ 8,9 mil, valor que deve ser atualizado pelo novo edital.

Os candidatos a cargos de nível superior foram selecionados via aplicação de provas objetiva e discursiva sobre conhecimentos gerais e específicos, totalizando cinco horas. A avaliação contou com 80 questões de múltipla escolha em áreas como Língua Portuguesa, Informática, Raciocínio Lógico e Código de Organização Judiciária do Ceará, além de disciplinas específicas do Direito como Constitucional, Administrativo, Processual Civil, Penal e Processual Penal, entre outras.

Aprovados na prova discursiva foram convocados para uma última etapa, somente classificatória, a avaliação de títulos, com atribuição de diferentes pontuações para comprovantes de especialização, mestrado e doutorado, além de aprovação anterior em concurso público.

Concurso TJ CE 2022: saiba mais

Em julho, o Sindicato dos Oficiais de Justiça do Ceará alertou para a necessidade de novo concurso de oficiais, levando em conta a vacância de 45 cargos em decorrência de remoções temporárias e a necessidade de celeridade judicial aos processos.

Outras informações sobre o concurso TJ CE 2022 serão atualizadas assim que forem divulgadas e podem ser acompanhadas pelos candidatos diretamente no site do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará.

Leia também

você pode gostar também

Piso da Enfermagem: Câmara cria comissão especial para avaliar PEC

A Câmara dos Deputados estabeleceu uma comissão especial para avaliar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que pode destravar o piso para Enfermagem.

13º salário: veja regras e quem tem direito ao valor neste ano de 2022

O 13º salário corresponde a um benefício trabalhista previsto na legislação brasileira, mas existem regras para determinar quem tem direito ao valor neste ano de 2022.

Concurso INSS: Cebraspe aplica provas neste domingo, 27

Avaliações do concurso INSS cobrarão diversos conhecimentos do candidato. Saiba também como conferir o local de prova.

Salário mínimo 2023 tem novo valor previsto; alta pode ser de até 1,4%

Com as negociações da equipe de transição do presidente eleito Lula, salário mínimo 2023 tem novo valor previsto, baseado no método de aumento real.

INMET alerta: chuvas intensas podem atingir mais de 1,2 mil cidades do país

Alerta foi emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) na manhã desta sexta-feira (25) e tem validade até amanhã, dia 26/11, às 10h.

IR: novo lote residual da restituição será pago em breve

Mais de 556 mil contribuintes terão acesso, em breve, ao lote residual do IR de novembro. Confira data e regras.