Encceja 2020: saiba como é possível pegar o seu diploma ou certificado

Com os resultados do Encceja 2020 já disponíveis, participantes podem solicitar diploma ou certificado de conclusão dos níveis fundamental e médio.

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2020 já teve seus resultados divulgados. Agora, o próximo passo dos participantes é pegar o certificado/diploma de conclusão do ensino fundamental ou médio.

continua depois da publicidade

Aqueles que conseguiram a nota mínima nas provas devem procurar a Secretaria Estadual de Educação da sua localidade para obter o documento. No caso específico de aprovação no ensino médio, ainda é possível pegar o certificado em Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia que aderiram ao Encceja.

“Apesar de não ser obrigatório, levar a página impressa com o resultado ajudará o atendente no processo de identificação da nota e fará com que o certificado seja emitido mais rapidamente. O resultado está disponível no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)”, pontuou o coordenador-geral de Exames para a Certificação (CGEC) do Inep, Eduardo Carvalho Sousa.

Quem pode pegar o certificado do Encceja 2020

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), os diplomas de nível fundamental ou médio são dados a quem obteve pelo menos 100 pontos em cada área de conhecimento. Além disso, é preciso ter conseguido nota igual ou superior a 5 na redação.

É importante saber que para conseguir o certificado do Encceja 2020 existe um critério de idade. O diploma é entregue para quem finalizou o ensino fundamental, desde que tenha 15 ou mais. Já para quem terminou o médio, a idade mínima é de 18 anos. Os resultados estão disponíveis no sistema do Exame.

continua depois da publicidade

Vale ressaltar ainda que o documento pode ser solicitado também por quem foi aprovado em edições passadas. “O certificado pode ser emitido, a qualquer tempo, para todos participantes que obtiveram a nota mínima, no Encceja, desde o ano de 2006”, disse Carvalho.

Aqueles que conseguirem o diploma de nível médio poderão se inscrever na próxima edição do Enem e participar de programas governamentais de acesso à graduação superior. Entre eles, o Sisu, o Prouni e o Fies.

Encceja garante certificação parcial

Participantes do Encceja que não conseguiu nota mínima em todas as áreas de conhecimento, poderá pegar certificado parcial de proficiência. Dessa forma, no próximo ano, essas pessoas poderão refazer apenas as provas das áreas que não obtiveram sucesso.

continua depois da publicidade

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade