Concurso Receita Federal recebe nova movimentação; 699 vagas

Concurso Receita Federal tem pedido de abertura de 699 vagas para os cargos de Auditor e Analista. Saiba os detalhes.

Movimentações para a realização do novo concurso Receita Federal foram recentemente registradas. É que, nesta terça-feira (07/12), o processo de autorização foi recebido pela Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo. Essa é a etapa que antecede o aval do ministro da Economia, Paulo Guedes.

Lembrando que, quando o pedido chega à referida secretaria, isso não implica que o concurso público será realizado. Os dois últimos caminhos que o pedido de autorização precisa percorrer são: a Consultoria Jurídica (Conjur) e o Gabinete do Ministro (GM).

Caso tudo saia dentro do esperado, a autorização será encaminhada para assinatura da portaria e, por sua vez, publicação no Diário Oficial da União. Anteriormente, a procuradora da República, Indira Bolsoni Pinheiro, já havia determinado que o Ministério da Economia se posicionasse sobre a previsão de abertura do novo certame.

Concurso Receita Federal: situação atual

A Receita Federal solicitou a abertura de um novo certame para preenchimento de 699 vagas para as carreiras de Auditor e Analista. Em 2020, o pedido foi de 3 mil vagas, mas o órgão recuou da solicitação.

Assim, o atual pedido definiu como necessidade a abertura de pelo menos 699 vagas efetivas, sendo 230 vagas para Auditor-Fiscal e 469 vagas para Analista-Tributário.

A função de Auditor-Fiscal conta com uma remuneração prevista em mais de R$ 20 mil mensais. Já o cargo de Analista pode chegar a iniciais R$ 12 mil, conforme os últimos editais de concurso público.

Ambos os cargos têm como requisito nível superior em qualquer área de formação, desde que registrado no Ministério da Educação (MEC).

Concurso da Receita Federal: último certame

A Receita Federal realizou seu último concurso público em 2014, com abertura de 278 vagas para Auditor-Fiscal. O número de inscritos totalizou 68.540, perfazendo uma média de 246,5 candidatos por vaga disponível.

Na oportunidade, o número de empossados chegou a 534, quase que dobrando o número inicial de vagas disponíveis. Além disso, em 2012, houve um concurso público para o cargo de Analista Tributário, no qual foram abertas 750 vagas distribuídas por vários estados brasileiros.

Leia também

você pode gostar também