O concurso IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), que ofertará 206.891 vagas, será organizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Com isso, a realização do Censo Demográfico 2022 está oficialmente garantida.
- Salário mínimo 2022 terá novo valor devido à inflação; confira estimativa
- Sabe como aumentar seu score na Serasa? Entenda aqui
Para quem não se lembra, o processo seletivo anterior foi cancelado no dia 18 de outubro de 2021, mas a retomada da seleção já estava sendo planejada. Com relação às taxas pagas, todas serão devolvidas. Confira o comunicado oficial do IBGE, publicado em 24 de novembro de 2021:
O IBGE informa que a Fundação Getúlio Vargas (FGV) será a empresa organizadora do Processo Seletivo Simplificado (PSS) do Censo Demográfico 2022.
Nesse PSS, serão selecionados 206.891 servidores temporários para as funções de recenseador (183.021 vagas), agente censitário supervisor (18.420 vagas) e agente censitário municipal (5.450 vagas). Haverá vagas em todos os municípios do país.
Em breve, sempre por meio de seus canais oficiais, o IBGE divulgará novos informes relacionados ao cronograma de inscrições, devolução das taxas do PSS cancelado e outros serviços.
Concurso IBGE: inscrições ainda em 2021?
Segundo o supervisor de disseminação de informação do IBGE, no Piauí, Eyder Mendes, é provável que as inscrições para os cargos de Agente Censitário Supervisor e Municipal devam ocorrer entre 01 e 23 de dezembro de 2021.
Ele também informou que as provas para Agente Censitário Municipal e Supervisor deverão ser aplicadas provavelmente no dia 23 de janeiro de 2022. Para o cargo de Recenseador, o data seria o dia 30 de janeiro de 2022. Como essas informações ainda não estão confirmadas pelo órgão, precisaremos aguardar.
Concurso IBGE: vagas
As 206.891 vagas atualizadas estão distribuídas da seguinte forma:
- Recenseador: 183.021 vagas para profissionais de nível fundamental;
- Agente Censitário Municipal: 5.450 vagas para profissionais de nível médio;
- Agente Censitário Supervisor: 18.420 vagas para profissionais de nível médio.
Pela lei, o Censo Demográfico deve ser feito uma vez a cada 10 anos, periodicidade essa que, por causa da pandemia e dos cortes de verbas, já foi extrapolado. O reflexo disso é o prejuízo na implantação de políticas públicas benéficas para o país.
Concurso IBGE: quais são os requisitos?
- Ter a nacionalidade brasileira ou portuguesa, seguindo o que está consolidado na legislação sobre o tema;
- Estar em gozo dos direitos políticos (todos) e quite com as obrigações militares, se do sexo masculino;
- Estar quite com as obrigações eleitorais e ter idade mínima de 18 anos;
- Ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições da função;
- Não estar incompatibilizado para assumir a função;
- Apresentar declaração de próprio punho de que não se encontra na condição de sócio-gerente ou administrador de sociedades privadas.
Concurso IBGE: provas
Ao se inscreverem nos editais anteriores, os candidatos terão que indicar a localidade em que pretendam trabalhar e o município para aplicação das provas.
Veja o que poderá ser abordado no novo concurso IBGE (caso a FGV não altere o programa):
- Língua Portuguesa;
- Matemática;
- Ética no Serviço Público;
- Noções de Administração/Situações Gerenciais (apenas para Agente Censitário);
- Conhecimentos Técnicos.
Os candidatos a Recenseador, inclusive, também participarão de um treinamento feito pelo próprio IBGE.