Milhões de brasileiros estão endividados e não conseguem pagar suas dívidas. Visando essa parcela da população, a Caixa Econômica Federal liberou uma linha de crédito que oferta até R$ 100 mil para negativados.
- Auxílio emergencial terá outra prorrogação e 8ª parcela? Entenda
- Auxílio permanente de R$ 1,2 mil é aprovado na Câmara; quem poderá receber?
De acordo com o banco, a linha é denominada de Crédito Penhor Caixa, sendo focada em quem está com o CPF negativado (nome sujo), não conseguindo obter empréstimo. Ao mesmo tempo, para ter o aval do banco, o interessado deve ofertar algum objeto valioso como garantia.
Conforme a Caixa, a linha de crédito aceita objetos como joias, porcelanas, relógios, pratarias, canetas de primeira linha e assim por diante. Também está disponível a opção de oferecer o saldo da conta do FGTS como garantia. A devolução do objeto ou a liberação da conta do FGTS só ocorre mediante pagamento total da dívida.
Como pedir o Crédito Penhor Caixa
O Crédito Penhor Caixa pode deve ser pedido presencialmente em uma agência da Caixa. Além de levar o objeto a ser penhorado, é preciso ir com RG, CPF e comprovante de endereço. Depois, siga os passos abaixo:
- Na agência, informe o desejo de obter o Crédito Penhor Caixa a um funcionário;
- Depois, entregue o objeto que será penhorado;
- O funcionário responsável fará uma análise do objeto e verificará se ele se encaixa nas regras do banco;
- Se tudo ocorrer bem, haverá uma proposta de valores;
- Se o cliente concordar, serão discutidos os prazos, parcelas e outros detalhes do empréstimo;
- Após todos chegarem a um acordo, o contrato será feito;
- Depois que o contrato for assinado, o banco depositará o dinheiro na conta do cliente e ficará com o objeto até a dívida ser quitada.
No aso da penhora do FGTS, o representante da Caixa deverá fazer um cálculo conforme a quantidade de dinheiro da conta do cliente e seguindo as diretrizes do banco. As parcelas do empréstimo podem ser pagas por meio de boleto ou débito automático em conta.
Em caso de dúvida, é possível entrar em contato com a Caixa por meio do telefone 4004-0104 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 104 0104 (demais locais do país).