Com as vacinas sendo aplicadas no país, o governo federal voltará a exigir comprovações que antes estavam suspensas. Uma delas é a prova de vida do INSS. Um calendário já foi divulgado e possui novidades.
- O que fazer quando o vencimento da conta cair em dia de feriado? Entenda
- Cubo Itaú oferta mais de 260 vagas de emprego em diversas startups
A prova de vida do INSS foi suspensa, em 2021, pelo governo federal por conta da pandemia. A ideia era evitar aglomerações nas agências bancárias onde a comprovação é feita pelos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O retorno ocorrerá em 2022.
Nova lógica da prova de vida do INSS
Antes das mudanças, a prova de vida do INSS era feita em datas específicas, o que fazia com que em certas datas ocorressem aglomerações. Com a mudança, ela será feita a partir do mês de aniversário do segurado.
Agora, o INSS criou um calendário de retomada, que será para quem ainda não fez a comprovação desde novembro de 2020. Sendo assim confira o cronograma da prova de vida em 2022:
- Vencimento em novembro de 2020 a junho de 2021: até janeiro de 2022;
- Vencimento em julho e agosto de 2021: fevereiro de 2022;
- Vencimento em setembro e outubro de 2021: março de 2022;
- Vencimento em novembro e dezembro de 2021: abril de 2022.
Informações e esclarecimentos podem ser obtidos no aplicativo Meu INSS (disponível para Android e iOS). Além disso, é possível que o aposentado ou pensionista tire dúvidas por meio da central de atendimento do INSS, no telefone 135 (funcionamento de segunda a sábado, das 7h às 22h).
O que é a prova de vida
Com o objetivo de evitar que fraudes ocorressem, o governo federal criou a prova de vida. A comprovação deve ser realizada pelo beneficiário que recebe o dinheiro, comprovando que está recebendo o dinheiro. Anteriormente, criminosos utilizavam nomes de beneficiários mortos para obterem pagamentos indevidos do INSS, gerando prejuízo aos cofres públicos.
Para realizar a comprovação, o interessado deve se deslocar até a agência bancária na qual recebe os depósitos do INSS. Um funcionário do local será o responsável por atualizar os dados. A prova de vida é feita na casa do segurado em casos específicos. Um funcionário do INSS é deslocado até onde a pessoa mora.