O que fazer quando o vencimento da conta cair em dia de feriado? Entenda

Com os bancos fechados na próxima segunda-feira, 15 de novembro de 2021, veja como efetuar o pagamento das faturas.

De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as agências bancárias não estarão abertas no próximo feriado nacional, 15 de novembro de 2021, dia da Proclamação da República, que cai na próxima segunda-feira. O que fazer quando o vencimento da conta cai em dia de feriado?

continua depois da publicidade

É importante manter o pagamento das contas em dia para evitar a cobrança de multas e juros. Contudo, existem algumas situações que geram dúvidas no consumidor, como por exemplo quando os boletos vencem aos sábados, domingos e também em feriados, dias que não são úteis.

De acordo com a Lei 7089/83, nesses casos é proibido que juros sejam cobrados e o pagamento pode ser realizado até o próximo dia útil.

Como pagar a conta que vence no feriado?

Algumas contas ou boletos vencem no dia 15 de novembro, que é feriado nacional. Em razão disso, os bancos estarão fechados e será possível realizar o pagamento no dia 16 de novembro, sem nenhum prejuízo ou multa. O dia 16, quarta-feira, é considerado o primeiro dia útil após o feriado.

continua depois da publicidade

No entanto, a maioria dos boletos atualmente, principalmente aqueles de serviços essenciais, como energia, água, gás, telefone e internet, costumam emitir suas cobranças já levando em conta o calendário com feriados nacionais.

Para quem quiser pagar o boleto no feriado do dia 15 de novembro, é possível habilitar a opção DDA (Débito Direto Autorizado). Os valores serão descontados automaticamente. Verifique com seu banco se há alguma taxa para usar o serviço.

Ainda é possível pagar os boletos por meio do internet banking ou por meio de seus aplicativos, de forma online. Os espaços de autoatendimento (caixas eletrônicos) também estarão funcionando normalmente nas agências bancárias.

continua depois da publicidade

Lotéricas e demais locais autorizados que prestam serviços bancários também devem permanecer fechados.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade