Calendário do abono PIS/Pasep 2022 já está disponível? Veja o que se sabe

Rumores apontam que o calendário do abono PIS/Pasep 2022 terá início em janeiro e não em julho, como de costume.

O PIS/Pasep é direito dos trabalhadores formais que cumprem as regras do benefício. Por isso, há uma grande expectativa sobre o calendário do abono PIS/Pasep de 2022. Confira o que já se sabe sobre os repasses para o ano que vem.

continua depois da publicidade

Vale lembrar que o governo federal adiou os repasses do ano-base 2020, que deveriam ocorrer em 2021. Portanto, no ano que vem, há a possibilidade de que dois repasses sejam realizados: ano base 2020 (atrasado) e ano-base 2021, conforme determina a lei.

Calendário do abono PIS/Pasep 2022

Por enquanto, o calendário do abono PIS/Pasep 2022 ainda não foi liberado pelo governo. Alguns rumores apontam para janeiro como o início dos pagamentos. As datas oficiais deverão ser confirmadas a partir do ano que vem.

Vale lembrar que o PIS/Pasep paga, no máximo, um salário mínimo vigente. Portanto, com a inflação, é possível que reajustes sejam feitos nos valores. No momento, a previsão do ministério da Economia é que o índice seja 9,1% no final do ano.

continua depois da publicidade

Quem pode receber o abono do PIS/Pasep em 2022

Caso as regras sejam mantidas, o abono PIS/Pasep 2022 será pago aos trabalhadores da iniciativa privada ou aos funcionários de órgãos públicos. Para isso, eles devem cumprir as exigências a seguir:

  • Estar inscrito no PIS ou Pasep há pelo menos cinco anos;
  • Ter trabalhado por ao menos 30 dias no ano-base do saque;
  • Obtiver renda mensal de até dois salários mínimos (em média, durante o ano-base);
  • Ser inscrito na RAIS (Relação Anual de Informações Sociais).

Como funciona o saque do PIS/Pasep

O PIS é pago pela Caixa Econômica Federal aos trabalhadores da iniciativa privada. Eles precisam ir até o banco com seu documento de identidade para sacar o dinheiro. Quem tem o cartão Cidadão pode sacar em um caixa eletrônico. Dúvidas podem ser tiradas no telefone 0800-726-0207.

continua depois da publicidade

Por sua vez, o Pasep é repassado pelo Banco do Brasil (BB) aos servidores públicos. O depósito é automático, nas contas. Em caso de dúvidas, ligue para 0800-729-0001 (central de atendimento do BB).

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade