Prova de vida do INSS terá novo calendário em 2022; saiba o que mudará

Com a mudança, a prova de vida passará a ser feita por meio do mês de aniversário do aposentado ou pensionista.

O avanço da imunização por meio das vacinas vem fazendo com que o governo federal volte a exigir alguns requisitos dos diversos benefícios e direitos ofertados pela União. Com isso, a prova de vida do INSS voltará a ser obrigatória e terá um novo calendário no ano de 2022. As regras da comprovação tiveram alterações, principalmente nas datas.

continua depois da publicidade

O governo federal suspendeu a prova de durante o ano de 2021, com seu retorno sendo previsto apenas para o ano que vem. O objetivo foi evitar aglomerações em agências bancárias e preservar a saúde dos segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Prova de vida do INSS: nova lógica do procedimento

Anteriormente, a prova de vida do INSS possuía datas específicas para que cada segurado realizasse a comprovação. Com a mudança, a prova de vida passará a ser feita por meio do mês de aniversário do aposentado ou pensionista.

O INSS, além do mais, também liberou um cronograma complementar de retomada para 2022. As datas dizem respeito aos segurados que não fizeram a prova de vida desde novembro do ano passado. Confira as datas:

continua depois da publicidade
  • Vencimento em novembro de 2020 a junho de 2021: até janeiro de 2022;
  • Vencimento em julho e agosto de 2021: fevereiro de 2022;
  • Vencimento em setembro e outubro de 2021: março de 2022;
  • Vencimento em novembro e dezembro de 2021: abril de 2022.

Em caso de dúvidas, o aposentado ou pensionista pode ligar para a central de atendimento do INSS, no telefone 135 (funcionamento de segunda a sábado, das 7h às 22h). Ainda é possível obter informações pelo aplicativo Meu INSS (disponível para Android e iOS).

O que é a prova de vida

A prova de vida foi criada para evitar que fraudes sejam realizadas em relação aos recursos do INSS. Entre os crimes mais comuns, está o de utilizar o nome de pessoas mortas para receber benefícios do governo federal, o que provoca prejuízos aos cofres públicos. Portanto, o beneficiário registrado deve comprovar que está vivo e recebendo o dinheiro.

continua depois da publicidade

O segurado do INSS precisa ir até a agência bancária na qual recebe os pagamentos com um documento de identidade em mãos. Lá, um funcionário do banco realiza todos os procedimentos necessários. Em casos específicos, o INSS desloca servidores até a casa do beneficiário.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade