Pente-fino do INSS: 85 mil pessoas podem ter seus benefícios cortados

Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está realizando perícia médica. Convocados que não forem podem perder os repasses.

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) continua realizando a perícia médica, mas o prazo está chegando ao fim. De acordo com o órgão, 85 mil pessoas podem ter seus benefícios cortados no pente-fino. O prazo final é o dia 11 de novembro.

continua depois da publicidade

Vale lembrar que a perícia médica e prova de vida são comprovações diferentes e não devem ser confundidas. A prova de vida está suspensa temporariamente e só deve retornar em 2022, por conta da pandemia. Por outro lado, como a perícia médica possui menos segurados, continua sendo exigida.

Perícia médica: 85 mil pessoas não agendaram

A pandemia tinha suspendido as perícias médicas. No entanto, com o avanço da vacinação, o governo retomou a prática. Um pente-fino foi realizado com foco nos segurados que possuem o benefício há muito tempo. O INSS enviou cartas aos indivíduos que precisam passar pela comprovação.

Então, foi constatado que aproximadamente 95 mil pessoas deveriam fazer a perícia para manter o benefício. Entretanto, pouco mais de 10 mil segurados agendaram o serviço. Ou seja, cerca de 85 mil pessoas ainda não sinalizaram que farão a perícia e correm o risco de perder o benefício.

continua depois da publicidade

Ao mesmo tempo, vale ressaltar que o próprio INSS já admitiu que está com dificuldades de realizar as perícias por falta de recursos. Anteriormente, os Médicos Peritos chegaram a fazer uma greve, solicitando melhores condições de trabalho.

Como agendar a perícia médica no INSS

Para agendar a perícia médica no INSS, o indivíduo possui as opções a seguir:

  • Por meio do site Meu INSS. Basta informar login e senha. Depois de entrar, ir na opção de agendamento e seguir as instruções da página.
  • Via aplicativo Meu INSS (Android e iOS). Após o download, entrar no app com login e senha e ir em “Agendar perícia”.
  • Por fim, existe a opção do agendamento pelo telefone 135. A central funciona de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade