O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) continua realizando a perícia médica, mas o prazo está chegando ao fim. De acordo com o órgão, 85 mil pessoas podem ter seus benefícios cortados no pente-fino. O prazo final é o dia 11 de novembro.
- Auxílio permanente de R$ 1.200 é aprovado na Câmara; saiba quem poderá ter direito
- JBS está com 111 vagas abertas de emprego; veja como se inscrever
Vale lembrar que a perícia médica e prova de vida são comprovações diferentes e não devem ser confundidas. A prova de vida está suspensa temporariamente e só deve retornar em 2022, por conta da pandemia. Por outro lado, como a perícia médica possui menos segurados, continua sendo exigida.
Perícia médica: 85 mil pessoas não agendaram
A pandemia tinha suspendido as perícias médicas. No entanto, com o avanço da vacinação, o governo retomou a prática. Um pente-fino foi realizado com foco nos segurados que possuem o benefício há muito tempo. O INSS enviou cartas aos indivíduos que precisam passar pela comprovação.
Então, foi constatado que aproximadamente 95 mil pessoas deveriam fazer a perícia para manter o benefício. Entretanto, pouco mais de 10 mil segurados agendaram o serviço. Ou seja, cerca de 85 mil pessoas ainda não sinalizaram que farão a perícia e correm o risco de perder o benefício.
Ao mesmo tempo, vale ressaltar que o próprio INSS já admitiu que está com dificuldades de realizar as perícias por falta de recursos. Anteriormente, os Médicos Peritos chegaram a fazer uma greve, solicitando melhores condições de trabalho.
Como agendar a perícia médica no INSS
Para agendar a perícia médica no INSS, o indivíduo possui as opções a seguir:
- Por meio do site Meu INSS. Basta informar login e senha. Depois de entrar, ir na opção de agendamento e seguir as instruções da página.
- Via aplicativo Meu INSS (Android e iOS). Após o download, entrar no app com login e senha e ir em “Agendar perícia”.
- Por fim, existe a opção do agendamento pelo telefone 135. A central funciona de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h.