Confira as novas regras do Pix que já estão valendo

Banco Central (BC) divulgou novas regras do Pix e já planeja outras alterações para o futuro da plataforma.

Se você utiliza o Pix constantemente, é bom ficar de olho nas novidades da plataforma. Recentemente, o Banco Central anunciou as novas regras do Pix e também já planeja o futuro da ferramenta. Confira as normas que já estão funcionando.

continua depois da publicidade

O Pix foi criado no final do ano de 2020 e vem se tronando cada vez mais popular. Por ser digital e por transferir o dinheiro de forma rápida, passou a substituir o cartão de crédito e transferências de recursos como o DOC e o TED.

Pix: mudanças na segurança

O Banco Central informou que o Pix passou por cinco grandes mudanças de segurança. A primeira medida foi a de que as Chaves Pix contarão com mais informações dos usuários. Mas, ao mesmo tempo, os bancos terão uma maior responsabilidade em relação aos dados.

Foi informado que bloqueios de até 72 horas poderão ser feitos se houver suspeita de fraudes. As movimentações serão informadas aos donos das chaves e com direito a notificações às demais instituições financeiras. Por fim, um novo mecanismo de segurança será implementado.

continua depois da publicidade

Pix integrado aos aplicativos

Outra mudança do Pix foi a integração da ferramenta com aplicativos e lojas virtuais. A junção ocorreu após o Banco Central instituir a terceira fase do Open Banking no país.

Agora, será possível pagar com Pix em aplicativos e lojas virtuais sem a necessidade de utilizar o QR Code ou entrar no app do seu banco. O Pix funcionará como uma espécie de cartão de crédito, mas sem custos de anuidade, por exemplo.

Para isso, basta informar sua chave Pix e a as informações de segurança. O dinheiro será debitado da sua conta automaticamente. Para 2022, já existe a previsão do BC instituir a opção de se parcelar o Pix e de oferecer outros serviços.

continua depois da publicidade

Pix noturno: como funciona e como mudar limite

Por fim, houve também a modificação do limite do Pix noturno. Para evitar sequestros-relâmpagos, o BC determinou que no período da noite (das 20h às 05h59), o limite padrão de transferências na plataforma seja de R$ 1 mil.

Se a pessoa quiser, é possível pedir um aumento da quantia. É necessário entrar em contato com o banco e solicitar o reajuste dos valores. A instituição financeira tem entre 24 e 48 horas para liberar a solicitação.

continua depois da publicidade

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade