Será possível tirar CNH aos 16 anos no Brasil? Entenda a proposta do Senado

Projeto de Lei quer permitir a obtenção da CNH para direção de veículos a partir dos 16 anos de idade. Saiba mais detalhes.

O Projeto de Lei n° 3775, de 2021, objetiva alteração do Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503, de 1997). A iniciativa do texto é do senador Jorginho Mello (PL/SC). O objetivo é conceder a obtenção da CNH para adolescentes a partir de 16 anos de idade.

continua depois da publicidade

Umas das justificativas para o Projeto de Lei, é que a legislação dos Estados Unidos permite que adolescentes a partir de 16 anos conduzam automóveis e as estatísticas de mortes em acidentes para essa faixa etária é relativamente baixa.

CNH aos 16 anos no Brasil

O projeto aborda que a proibição de jovens entre 16 e 18 anos de tirarem a Carteira Nacional de Habilitação se torna “injusta”, pois em alguns casos, os adolescentes são as únicas pessoas aptas a tirar a documentação na família.

O Projeto de Lei foi protocolado no dia 28 de outubro de 2021 e ainda está no início da tramitação legislativa. Por isso, ainda não há uma Comissão designada para discussão do tema em questão.

continua depois da publicidade

Sobre o Projeto de Lei

A ementa tem o objetivo principal de alterar o Código de Trânsito Brasileiro para permitir que adolescentes a partir de 16 anos de idade possam conduzir veículos automotores.

Além de propor alteração do Código de Trânsito Brasileiro, o texto impõe que os atos infracionais criminosos cometidos pelos adolescentes condutores, entre 16 a 18 anos, tenham base nas normas do Estatuto da Criança e do Adolescente. Dessa maneira, caso provoquem mortes no trânsito, terão, a princípio, penas amenas.

continua depois da publicidade

O Projeto de Lei, no entanto, ainda está em fase inicial de tramitação. Os próximos passos serão as discussões em comissões do Senado. Se este for aprovado, seguirá para o Plenário do Senado. Deste será encaminhado a Câmara dos Deputados. Caso seja aprovado sem mudanças no texto, seguirá para sanção do Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro (sem partido).

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade