A falta do pagamento do Imposto sobre Veículos Automotores (IPVA) pode provocar diversos problemas para o motorista, entre eles multas e apreensão do veículo. Portanto, é fundamental entender como pagar e regularizar o IPVA atrasado do ano de 2021.
- Nubank oferta cerca de 700 vagas de emprego; confira cargos e como concorrer
- Concurso Banco do Brasil: resultado das provas é divulgado; saiba consultar
Vale lembrar que, atualmente, diversos documentos relacionados aos veículos já estão digitalizados. A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o Certificado do Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) podem ser apresentados por meio de um aplicativo em caso de blitz.
Recentemente, o governo introduziu a forma digital do Comprovante de Transferência de Propriedade, antigo DUT.
Como regularizar IPVA atrasado em 2021
Vale lembrar que por conta da pandemia, os estados e o Distrito Federal criaram legislações e regras diferentes para atrasos do IPVA. Sendo assim, houve uma tolerância maior aos que não honraram o compromisso. Além disso, foram criadas plataformas digitais para que os pagamentos fossem feitos de forma online, sem a necessidade de aglomerações em lotéricas ou bancos.
De acordo com a legislação do Código de Trânsito Brasileiro, o IPVA atrasado gera multa grave no valor de R$ 195,23. O motorista ainda perde cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação. Dependendo do restante da documentação do carro, até mesmo a apreensão pode ocorrer.
Agora, veja como pagar o IPVA atrasado e regularizar sua situação:
- Entre no site do Detran do seu estado;
- Informe o número da placa ou do RENAVAM;
- Em seguida, preencha os demais dados (varia conforme o Detran);
- Depois, emita o documento por meio de guia de pagamento;
- Pague a guia. Em alguns dias, a dívida aparecerá como quitada e o IPVA será regularizado.
Alguns departamentos de trânsito já possuem parcerias com bancos. As instituições cadastradas permitem as quitações do IPVA e até de outros impostos. Os estados e o Distrito Federal possuem regras diferentes para cobrar o IPVA e até mesmo para parcelá-lo. Portanto, as dívidas também variam em relação aos encargos e multas.
Pagamentos atrasados em mais de um ano podem não estarem disponíveis de forma online. Portanto, se for o seu caso, entre em contato com o Detran local.