É possível cancelar uma transferência feita pelo Pix? Descubra aqui

Pagamentos errados com o Pix se tornaram comuns. Ferramenta do banco Central permite transferências instantâneas.

O Pix vem se tornando a modalidade de transferência preferida dos brasileiros. No entanto, a facilidade de repassar valores faz com que algumas pessoas transfira o dinheiro para destinatários errados. É possível cancelar uma transferência feita pelo Pix?

continua depois da publicidade

Vale lembrar que o Pix foi desenvolvido pelo Banco Central. A plataforma permite que o usuário faça transferência de recursos a qualquer hora do dia de forma imediata. Para isso, basta utilizar a chave Pix. Todas as instituições financeiras do país são obrigadas a terem a opção.

É possível cancelar uma transferência Pix?

De acordo com o Banco Central, se você transferir seu dinheiro para alguém, os valores são repassados em menos de 10 segundos. Portanto, o BC aponta que só é possível fazer o cancelamento antes de confirmar o repasse.

O órgão recomenda que, caso você conheça o destinatário, entre em contato com ele e peça a devolução do dinheiro. Existe uma opção na qual o destinatário pode enviar o valor de volta ao pagador original, sem custos.

continua depois da publicidade

Se você não conhece o dono da conta para qual repassou o dinheiro, será mais difícil de obter o recurso de volta. Será necessário tentar entrar em contato com ela e esperar que haja honestidade da pessoa em devolver o valor que não é dela.

Dicas para enviar Pix

Antes de enviar uma transferência via Pix, é preciso ficar atenta a alguns fatores. Eles podem te ajudar a evitar problemas futuros:

  • Lembre-se de verificar se você tem saldo suficiente para realizar a transferência;
  • Veja atentamente os dados da pessoa que receberá o dinheiro. Se ficar em dúvida, entre em contato com ela e confirme as informações;
  • Confira o valor antes de confirmar;
  • Salve o comprovante de envio no seu celular ou envie para o seu e-mail. Caso seja necessário, basta apresentá-lo para confirmar que a transferência foi feita;
  • Em caso de problemas, entre em contato imediatamente com o seu banco e explique a situação.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade