Dia de Finados: confira o que abre e fecha durante o feriado

Veja o que abre e o que fecha no feriado de Finados. Febraban já anunciou que bancos não funcionarão no dia 02 de novembro.

Nesta terça-feira, 02 de novembro, é feriado nacional de Finados. Enquanto muitos brasileiros vão aproveitar para viajar, descansar ou ter momentos de lazer, outros vão visitar túmulos de parentes e amigos. Com toda essa movimentação prevista, veja o que abre e fecha durante o feriado de Finados.

continua depois da publicidade
Leia também

Vale ressaltar que segunda-feira, dia 01 de novembro, é dia útil. A não ser que haja recesso estadual ou municipal, a data é considerada para pagamentos, prazos bancários e terá funcionamento normal da maioria do comércio.

Bancos no feriado

De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), caso não haja feriado municipal ou estadual, as agências bancárias abrirão normalmente no dia 01 de novembro, segunda-feira.

Por outro lado, no dia 02 (terça-feira), todas as agências bancárias estarão fechadas, mesmo em locais onde os feriados foram antecipados devido à pandemia. Somente as áreas de autoatendimento estarão disponíveis. Os serviços online também funcionarão normalmente via aplicativos e sites.

continua depois da publicidade

Caso a pessoa tenha alguma conta que vença no feriado, o pagamento pode ser feito no dia 03 de novembro, sem nenhum tipo de multa ou pagamento extra. Geralmente, tributos e contas de luz e água evitam colocar os prazos finais em feriados. Mas, se isso ocorrer, a pessoa que pagará a conta não precisará se preocupar.

Outros serviços

Os transportes públicos, na maioria das capitais funcionarão de forma reduzida, com a programação de final de semana. No Rio de Janeiro, o metrô terá um esquema de folga no feriado, mas funcionará normalmente na segunda-feira (01/11). Em São Paulo, a circulação no feriado será semelhante a que ocorre no sábado.

continua depois da publicidade

Na maioria das cidades, justamente por se tratar do feriado de Finados, os cemitérios estarão abertos para visitações. Na capital paulista, por exemplo, os locais ficarão abertos ao público até as 22h sendo necessário seguir os protocolos para evitar contaminação.

O comércio, com exceção de bares e serviços úteis estará fechado. Já os shoppings possuem sua própria programação, sendo recomendado que o interessado se informe no local.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade