Por conta da pandemia, milhões de brasileiros se endividaram ou não conseguiram honrar seus compromissos. Para atender a essa parcela, a Caixa Econômica Federal passou a oferecer uma linha de crédito de até R$ 100 mil para negativados.
- IPVA grátis: confira quem terá direito à isenção em 2022
- Quem pode sacar o abono salarial PIS/Pasep? Confira as regras
Os empréstimos fazem parte da linha denominada de Crédito Penhor Caixa. Ela é focada justamente em quem está com o CPF negativado e não consegue obter recursos. Por isso, em contrapartida, o cliente deve oferecer algum objeto como garantia.
De acordo com a Caixa, diversos objetos de valor podem ser penhorados na linha de crédito. Entre eles estão: joias, relógios, pratarias, porcelanas, canetas de primeira linha e assim por diante. Caso a pessoa não tenha objeto, é possível oferecer o FGTS como garantia. No caso do objeto, a devolução só ocorre quando a dívida for quitada.
Crédito Penhor Caixa: como pedir
Para obter o Crédito Penhor Caixa, é necessário que a pessoa vá até uma agência do banco com RG, CPF e comprovante de endereço e siga as instruções abaixo:
- Ao chegar na agência da Caixa, comunique a um funcionário do banco a intenção de obter o Crédito Penhor Caixa;
- Em seguida, apresente o objeto que será penhorado pela Caixa;
- O funcionário do banco fará análise do objeto para saber se enquadra os parâmetros do banco;
- Caso ele concorde, uma proposta de valores será feita;
- Caso o cliente concorde, ocorrerá uma conversa sobre prazos, parcelas e outros detalhes do contrato;
- Se ambas as partes concordarem, o contrato será elaborado;
- Após a assinatura do documento, a Caixa depositará o dinheiro em poucos minutos e tomará posse do objeto.
Se a pessoa optar pela penhora da conta do FGTS, um cálculo será feito pelo gerente do banco baseado na quantidade de dinheiro disponível. Na hora de quitar a dívida, existe a opção de escolher pagar as parcelas via boleto ou débito automático em conta.