A ausência da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) pode render problemas aos motoristas que forem abordados durante uma blitz. Sendo assim, obter a Carteira Digital de Trânsito via aplicativo dá uma segurança maior já que o smartphone costuma acompanhar as pessoas no dia a dia.
- Vagas de emprego na Coca-Cola: 110 oportunidades estão abertas
- Magazine Luiza oferta inúmeras vagas de emprego para suas lojas
Vale lembrar que a ausência da habilitação pode render multas e até a apreensão do veículo. Além disso, é preciso que a CNH esteja dentro do prazo de validade e que o condutor não tenha estourado o limite de infrações conforme prevê o Código de Trânsito Brasileiro. Com exceção de autorizações especiais da Justiça, somente pessoas a partir de 18 anos podem conduzir veículos.
Como gerar sua CNH pelo aplicativo?
A Carteira Digital de Trânsito (CNH Digital) pode ser gerada por quem tirou a primeira habilitação ou renovou o período recentemente. Para saber se você está entre as pessoas, basta verificar se há um espaço de QR Code no verso da CNH física.
Considerando que a pessoa tenha a CNH física com QR Code, basta seguir os passos abaixo:
- Baixe o aplicativo da Carteira Digital em seu smartphone (Android e iOS);
- Faça o login por meio da sua conta gov.br. Caso não tenha uma, basta criar gratuitamente;
- Em seguida, vá na área de registrar a habilitação nova e aponte a câmera do celular para o QR Code da CNH;
- Automaticamente será feita uma leitura de biometria;
- Em seguida, será necessário cadastrar o CEP registrado no Detran do seu estado para validar a CNH Digital.
A Carteira Digital de Trânsito é válida como documento oficial e pode ser utilizada em casos de blitz. Após tirá-la, será possível que o interessado também faça documentos digitais do veículo. No caso, no mesmo aplicativo, basta informar o número do Renavam (na parte de cima do documento) e informar o código de segurança CRV.