Prova de vida do INSS passará a ser feita conforme aniversário dos segurados

A partir de 2022, prova de vida do INSS será realizada com base no mês de aniversário dos segurados. Confira os detalhes.

O governo federal divulgou o novo calendário da prova de vida do INSS no ano de 2022. Aposentados e pensionistas inscritos no INSS (Instituto Nacional de Seguro Social) serão avaliados por meio da data de aniversário.

continua depois da publicidade

Entretanto, vale lembrar que a prova de vida do INSS voltou a ficar suspensa. O procedimento não terá caráter obrigatório até o final de dezembro de 2021, como consta na portaria Nº 1.366, publicada no Diário Oficial da União.

Calendário da prova de vida do INSS

Antes, a prova de vida do INSS tinha uma data específica para ser realizada. Agora, a partir de 2022, ela será feita segundo o mês de nascimento dos beneficiários. Confira como ficará o calendário para quem não fez a prova de vida em 2020 e 2021:

  • Novembro de 2020 a junho de 2021: até janeiro de 2022;
  • Julho e agosto de 2021: fevereiro de 2022;
  • Setembro e outubro de 2021: março de 2022;
  • Novembro e dezembro de 2021: abril de 2022.

Se o aposentado ou pensionista tiver dúvidas, basta entrar em contato com os canais oficiais do INSS. É possível baixar o aplicativo Meu INSS (disponível para Android e iOS), site, ou na central de atendimento, pelo telefone 135 (funcionamento de segunda a sábado, das 7h às 22h).

continua depois da publicidade

O que é a prova de vida

A prova de vida do INSS foi criada para evitar que o governo federal fizesse pagamentos indevidos. Muitas fraudes, principalmente com pessoas que já estavam mortas, foram registradas antes da regra da prova de vida ter sido criada.

Portanto, o aposentado e pensionista do INSS passaram a ser obrigados a comprovarem que estavam aptos a receberem os recursos. Geralmente, é necessário ir até a agência bancária do banco na qual os depósitos são feitos. Em casos específicos, o INSS envia um servidor até a residência do segurado.

continua depois da publicidade

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade