De acordo com informações publicadas pelo jornal O Estado de S. Paulo, governadores de 14 estados planejam aumentar os salários dos servidores públicos. A medida entraria em vigor em 2022, coincidentemente, ano eleitoral. Ainda de acordo com o jornal, professores e policiais são as categorias mais visadas.
- Habib’s abre quase 300 vagas de emprego; veja cargos e como concorrer
- INSS: como será o funcionamento das agências no feriado de 12 de outubro?
Por enquanto, somente o Distrito Federal e o estado do Rio Grande do Sul informaram que não farão reajustes para o ano que vem. A alegação é que não há espaço no orçamento e que é necessário fazer um controle das finanças.
Reajuste salarial a servidores: justificativa
O reajuste salarial dos servidores é algo que costuma ser reivindicado frequentemente por quem trabalha na esfera pública. Algumas remunerações estão estagnadas há anos. Além disso, a pandemia, seguida pela alta da inflação, fez com que muitas pessoas tivessem que economizar ou mesmo deixar de comprar.
Ano que vem, 17 governadores concorrerão nas eleições buscando serem reeleitos. Como o desempenho do serviço público é um dos parâmetros analisados pelo eleitor e parte significativa de quem vota também é funcionário público, reajustes costumam ser comuns.
Vale lembrar que, além das eleições, no final de 2021 cai o veto do governo federal para a realização de aumento de salários. A medida foi tomada para que não ocorresse gasto a mais do que o arrecadado pelos cofres públicos e, também, para evitar que repasses emergenciais do governo fossem usados em áreas não relacionadas à saúde.
Estados que devem contar com reajustes
Conforme apurações do jornal O Estado de S. Paulo, os estados do Acre, Amazonas, Pará, Tocantins, Piauí, Sergipe, Mato Grosso do Sul, Paraná e Santa Cantarina estão discutindo sobre os reajustes salariais para os servidores. Projetos estão sendo elaborados ou já estão nas assembleias estaduais.
Por outro lado, Alagoas, Goiás, Mato Grosso, Rondônia e Rio de Janeiro já aprovaram os aumentos salariais para os seus funcionários públicos. A elevação varia em cada um dos estados e também de acordo com a categoria profissional.