Com bancos fechados no feriado, saiba como pagar suas contas

Federação Brasileira de Bancos (Febraban) esclareceu sobre pagamentos de contas que vencem no dia 12 de outubro, feriado.

Semana passada, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) anunciou que as agências bancárias não serão abertas no feriado de 12 de outubro, Dia de Nossa Senhora, comemorado junto com o Dia das Crianças. Mas, o que fazer com as contas que vencem no feriado?

continua depois da publicidade

Segundo a federação, até mesmo em municípios que anteciparam o feriado, devido à pandemia, as agências permanecerão fechadas. Portanto, não haverá atendimento presencial nos bancos espalhados pelo país.

Ainda foi informado que as instituições abrem normalmente na segunda-feira (11/10). Sendo assim, é possível resolver qualquer tipo de problema em uma agência bancária antes do feriado nacional.

Como pagar a conta que vence no dia 12 de outubro?

Algumas contas ou boletos vencem no dia 12 de outubro, ou seja, no feriado. Como os bancos estarão fechados, será possível realizar o pagamento no dia 13 de outubro, sem nenhum prejuízo ou multa. O dia 13, quarta-feira, é considerado o primeiro dia útil após o feriado.

continua depois da publicidade

Vale ressaltar que a maioria dos boletos, principalmente os relacionados a serviços como energia, água, gás, telefone e internet costumam emitir suas cobranças já contabilizando o calendário de feriados nacionais. Por isso, os vencimentos costumam ocorrer em dias úteis.

Ainda assim, existem opções para que o cliente faça o pagamento no dia 12. Caso queira, pode habilitar a opção de DDA (Débito Direto Autorizado). Ela permite que pagamentos sejam feitos de forma automática. Geralmente, o serviço é gratuito, mas lembre-se de conferir se não há taxas no seu banco.

continua depois da publicidade

A Febraban anunciou que os bancos continuarão oferecendo os serviços de internet banking ou por meio de seus aplicativos, de forma online. A maioria das operações continuarão normalmente. Além disso, os espaços de autoatendimento (caixas eletrônicos) também estarão funcionando nas agências bancárias.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade