Os clientes do Banco do Brasil tiveram mais uma funcionalidade digital liberada. Agora, será possível emitir, consultar e alterar boletos pelo WhatsApp. A ferramenta deverá beneficiar, principalmente, os pequenos empreendedores, otimizando as formas de pagamento. É importante destacar que este sistema de cobrança por chat é pioneiro no Brasil.
- Auxílio Brasil (novo Bolsa Família) vai começar a ser pago em novembro? Entenda
- Salário mínimo 2022 tem novo valor previsto após estimativa da inflação
A funcionalidade estará disponível, porém, apenas para conta PJ.
Boleto Banco do Brasil por WhatsApp: veja como funciona
Para começar a ter acesso à funcionalidade, o cliente deve entrar em contato com a conta comercial criada pelo Banco do Brasil no WhatsApp, (61) 4004-0001 e, em seguida, digitar “#PJ” para seguir com as opções relacionadas à cobrança de boletos.
Depois, o cliente deve digitar “preciso registrar o boleto” e o sistema lhe oferecerá três alternativas: emitir, consultar ou alterar boletos. Depois de selecionada a operação, deverá ser informada a “chave J”, que é uma senha específica para clientes PJ do Banco do Brasil.
O usuário será encaminhado para o aplicativo do Banco do Brasil, onde serão solicitados os dados pessoais do cliente, como nome completo, CPF, RG e informações relacionadas ao pagamento. O boleto será gerado e poderá ser compartilhado posteriormente.
É possível ainda consultar todos os boletos emitidos, basta digitar “preciso consultar um boleto” e o sistema mostrará as seguintes opções:
- Por meio de consórcio;
- DDA (Débito Direto Autorizado);
- Fatura do cartão;
- Emissão por empresas.
Em caso de necessidade de alterar os dados do boleto, o cliente deve digitar na conversa no WhatsApp “preciso alterar um boleto” e serão apresentadas as seguintes opções:
- Modalidade do boleto;
- Abatimento;
- Data de vencimento;
- Multa;
- Cancelamento da data de vencimento;
- Juros;
- Protestos.
Banco do Brasil amplia os serviços digitais
O novo recurso, disponível desde agosto, faz parte de um conjunto de ações de melhoras com foco em contas de pessoas jurídicas. Ano passado, inclusive, o Banco do Brasil foi o primeiro a disponibilizar um assistente no WhatsApp para auxiliar esse público.
O aplicativo permite ainda atendimentos sobre crédito, capital de giro, conta corrente, desconto de cheques e suporte técnico.