Auxílio Brasil (novo Bolsa Família) vai começar a ser pago em novembro? Entenda

Caso a medida provisória do Auxílio Brasil seja votada e aprovada a tempo na Câmara e no Senado, os pagamentos poderão começar em novembro.

O governo pretende iniciar os pagamentos no Auxílio Brasil (novo Bolsa Família) no próximo mês de novembro. Entretanto, a tramitação da medida provisória (MP) está travada, porque o texto não define a forma de custeio do programa.

continua depois da publicidade

Para começar a valer, a MP precisa ser aprovada nas duas Casas Legislativas. Os parlamentares têm menos de 60 dias para avaliarem e votarem o projeto. Esse prazo já é uma extensão da vigência da medida.

Senado prorrogou a vigência da MP

O presidente do Senado Federal aumentou o prazo de vigência da proposta do Auxílio Brasil para que não fosse perdida a eficácia da MP. A prorrogação foi de 60 dias, começando a contar a partir do dia 04 de outubro de 2021.

Caso o programa não tenha votação concluída na Câmara e no Senado, a validade poderá ser estendida por mais 60 dias. No momento, o texto está parado porque não há um acordo sobre a forma de financiamento do novo Bolsa Família.

continua depois da publicidade

Se o entrave continuar, a tramitação não for para frente e vencerem os 120, a medida perderá o efeito. Dessa forma, o Auxílio Brasil não poderá ser lançado.

Detalhes sobre o Auxílio Brasil

O projeto do novo Bolsa Família pretende aumentar o número de beneficiários do atual programa. Hoje, 14 milhões de famílias brasileiras recebem as parcelas. Além disso, o governo quer elevar o valor do ticket médio para R$ 300.

As inscrições no Auxílio Brasil serão feitas por meio do CadÚnico. Por isso, é recomendado que os cidadãos mantenham seus cadastros atualizados na base de dados federal. Segundo a MP, o benefício será dividido em três modalidades:

continua depois da publicidade
  • Primeira infância;
  • Famílias com jovens de até 21 anos; e
  • Complementação para famílias que não conseguem sair da extrema pobreza.

É importante ressaltar que, além desse programa, a medida prevê a criação do Alimenta Brasil. Esse projeto visa a compra de alimentos produzidos pela agricultura familiar. Desse modo, será possível garantir que produtores brasileiros consigam ter uma renda mínima para seu sustento.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade