Na última quarta-feira (29/09), o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran DF) divulgou uma lista com os nomes de motoristas que tiveram a CNH suspensa. Essas pessoas perderam o direito de dirigir temporariamente.
- Novo empréstimo do Caixa Tem vale para quem tem nome sujo?
- 14º salário do INSS (abono extra) é aprovado em comissão da Câmara
Cerca de 400 pessoas foram listadas pelo órgão. O documento foi publicado no Diário Oficial Eletrônico do DF (DODF.e). Você encontra a lista completa na página 71 da edição n° 184.
O que acontece com quem teve a CNH suspensa?
De acordo com o texto, a medida foi tomada após serem esgotados os meios de defesa na esfera administrativa. Sendo assim, esses condutores terão um período de 30 dias para entrar com recurso.
A contestação deverá ser feita na Junta Administrativa de Recursos de Infrações (Jari), por meio de protocolo do Detran DF. Os motoristas com a CNH suspensa precisarão fazer um curso de reciclagem.
Ao final das aulas, esses poderão reaver o direito de dirigir. No entanto, se antes disso forem pegos conduzindo um automóvel poderão sofrer processo administrativo e até perder a carteira definitivamente.
Como funciona o curso de reciclagem?
De acordo com o governo do Distrito Federal, o curso de reciclagem para quem teve a CNH suspensa é feito de forma presencial. Existem duas modalidades:
- Regular: duração de oito dias, com quatro horas de aula por dia;
- Intensivo: duração de quatro dias, com oito horas de aula por dia.
No total, ambos somam 30h de aula na Escola Pública de Trânsito. Os condutores devem gerar um boleto, pagar a taxa e realizar a inscrição presencialmente.
Receberão o certificado de conclusão aqueles que tiverem aproveitamento de, pelo menos, 70% na avaliação final. Quem não passar precisará agendar uma nova prova teórica.