O PIS/Pasep deve sofrer um reajuste, tendo um novo valor para o ano de 2022. O abono salarial deve aumentar um pouco além do previsto devido à previsão de inflação feita pelo governo federal.
- Solar Coca-Cola abre mais de 150 vagas de emprego exclusivas para mulheres
- Conheça 5 apps que te ajudam a estudar para concurso público
O PIS/Pasep é um direito de todo trabalhador que trabalha em empresa privada ou pública. Para recebê-lo, é preciso estar cadastrado há pelo menos cinco anos, ter média salarial de até dois salários mínimos, ter trabalhado pelo menos durante trinta dias do ano anterior ao pagamento e constar na RAIS (Relação Anual de Informações Sociais).
Novo valor do PIS/Pasep
Recentemente, devido à inflação, o Ministério da Economia fez uma nova previsão do salário mínimo. Como o PIS/Pasep segue o valor do piso nacional, o trabalhador poderá receber até R$ 1.192,00, caso a previsão do governo se confirme.
Vale ressaltar que o pagamento do PIS/Pasep é feito de forma proporcional. Se a pessoa trabalhou durante o ano todo, receberá um salário mínimo. Caso tenha trabalhado metade, receberá meio salário e assim por diante, considerado que o mínimo para ter direito ao abono é trinta dias.
Como sacar o PIS/Pasep
O Pasep é depositado de forma automática para todos os servidores públicos. A responsabilidade dos repasses é do Banco do Brasil. Em caso de problemas ou dúvidas, entre em contato pelo número 0800-729-0001.
Por outro lado, o pagamento do PIS é feito pela Caixa Econômica Federal. Mais abrangente, essa modalidade é para todos os trabalhadores da iniciativa privada. O dinheiro do abono salarial pode ser sacado nas agências do banco, sendo necessário o interessado levar um documento de identidade.
Quem tem o cartão cidadão não precisa pegar fila em uma agência. Basta ir até um caixa eletrônico para sacar o benefício. Dúvidas? Ligue para o telefone 0800-726-0207 do atendimento da Caixa.