Concurso INSS: edital com 7,5 mil vagas tem prazo para ser publicado? Entenda

Concurso INSS é um dos mais aguardados em todo o país. É possível que o edital saia no começo do ano de 2022.

Concurseiros espalhados por todo o Brasil aguardam o anúncio oficial de um novo certame do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Por enquanto, sabe-se que a previsão é que o concurso INSS contará com 7,5 mil vagas de início imediato. Mas será que existe um prazo para a publicação do edital?

continua depois da publicidade

O concurso INSS anterior ocorreu em 2015 e ofertou 950 vagas de níveis médio e superior. A organização do certame foi do Cebraspe. Desde então, o déficit de servidores vem aumentando no instituto.

Quando o concurso INSS divulgará o edital?

Ainda não há um prazo exato para que o edital do concurso INSS saia. No entanto, estima-se que o certame deve sair ainda no começo de 2022, pois no segundo semestre, devido às Eleições, dificilmente o concurso seria realizado. A informação foi dada pelo presidente do INSS, Leonardo Rolim, durante uma videoconferência.

Provavelmente, as 7.575 oportunidades serão dividas entre Analistas e Técnicos de diversas áreas. O pedido já foi encaminhado ao Ministério da Economia e aguarda um aval para que os trâmites do certame tenham prosseguimento.

continua depois da publicidade

Déficit do INSS ultrapassa os 23 mil

Segundo dados da Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (FENASPS), o INSS possui um déficit de servidores na casa de 23 mil pessoas. Sendo assim, um concurso com pouco mais de 7,5 mil vagas não conseguiria abranger todo contingente necessário.

O INSS vem sofrendo com a falta de servidores há alguns anos. Com isso, seus atendimentos se tornaram mais lentos, gerando uma fila de pedidos superiores a 1 milhão. O governo federal até tentou resolver o problema de forma provisória, contratando militares da reserva e servidores aposentados do instituto, entretanto, não houve grandes efeitos.

continua depois da publicidade

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade