Nesta quarta-feira (14/09), o Cebraspe publicou um comunicado informando a suspensão do concurso PRF (Polícia Rodoviária Federal), com 1.500 vagas. A banca organizadora informou a pausa nos trâmites antes de divulgar o resultado final, que estava previsto para hoje.
- Concurso ICMBio: quanto os técnicos e analistas recebem por mês?
- SEST SENAT divulga novas vagas de emprego; oportunidades para vários cargos
A paralização foi determinada pelo Judiciário da 2ª Vara Federal do Rio de Janeiro após solicitação do Ministério Público Federal (MPF). O pedido foi feito por causa de uma série de erros na aplicação do Teste de Aptidão Física (TAF), em várias regiões do país, listada pelo MPF.
Solicitação feita pelo MPF
O órgão entrou com ação pedindo que as reprovações no Teste de Aptidão Física (TAF) fosse anulada para:
- Candidatas que participaram do teste de barra fixa feminina nos estados do Rio de Janeiro, Bahia, Distrito Federal, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Pernambuco;
- Candidatos do teste de barra fixa feminina e masculina no estado do Piauí;
- Candidatos do teste de shuttle run feminino e masculino no estado da Bahia;
- Candidatos nos testes de corrida de 12 minutos e de flexão abdominal em todo o Brasil.
O MPF ainda pediu que esses concorrentes que foram prejudicados possam passar por uma reaplicação TAF. Na ação, o Ministério solicitou também que os aprovados na nova realização desta etapa do concurso PRF sejam convocados.
Além disso, o órgão quer que o resultado final, que sairia nesta quarta-feira (14/09), seja divulgada apenas após a reaplicação do TAF. Já o edital de convocação de matrícula no Curso de Formação deve ser publicado apenas às etapas previstas após o teste físico.
Detalhes do concurso PRF
O certame foi lançado no início de 2021 com 1.500 vagas para profissionais de nível superior no cargo de Policial Rodoviário Federal. O concurso PRF ofereceu salário inicial de R$ 9.899,88 por mês para jornada de trabalho de 40 horas semanais.
Ao todo, 304.330 pessoas se inscreveram no certame, 32,56% desses não compareceram na primeira etapa (provas objetivas). A oferta total está sendo disputada por 205.241 candidatos. Sobre a suspensão dos trâmites, o Cebraspe disse que “informações adicionais referentes ao certame serão divulgadas em momento oportuno”.