Concurso IBGE: Censo terá início em junho de 2022, afirma presidente do instituto

Concurso IBGE deve ser realizado em 2022 para que haja o Censo Demográfico no país. Pandemia impediu o certame duas vezes.

O concurso IBGE deverá ser realizado em 2022 para garantir o Censo Demográfico, adiado duas vezes por conta da pandemia. A confirmação foi feita pelo presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Eduardo Rios Neto.

continua depois da publicidade

Segundo ele, já existe até uma data para o início do Censo. “O teste em Paquetá é um marco inicial para uma série de outros testes que preparam o início da coleta do Censo ano que vem, em 1º de junho de 2022”, disse o presidente do instituto.

Censo foi adiado duas vezes

A pandemia fez com que o Censo fosse adiado duas vezes. Originalmente, o levantamento ocorreria no ano de 2020. Agora, a previsão é de que em 2022, finalmente a pesquisa seja feita. O governo já até separou as verbas, estando presentes no Projeto de Lei Orçamentária Anual do ano que vem.

O Censo é uma das principais pesquisas realizadas no país. De dez em dez anos, o IBGE entrevista toda a população brasileira. A partir disso o governo consegue analisar qual a situação econômica e social dos brasileiros, tendo noção de onde investirá os recursos.

continua depois da publicidade

Concurso IBGE 2022: vagas e remunerações para o Censo

Se o instituto mantiver a mesma quantidade de vagas previstas para 2021, o concurso IBGE terá 204.307 vagas temporárias para o Censo Demográfico. Naquela época, as oportunidades (de níveis médio e fundamental) e remunerações foram divididas da seguinte maneira:

  • Recenseador: 181.898 vagas (remuneração varia conforme desempenho);
  • Agente Censitário Municipal (ACM): 5.450 vagas (R$ 2.100,00);
  • Agente Censitário Supervisor (ACS): 16.959 vagas (R$ 1.700,00).

Portanto, ainda será necessário que o IBGE e o Cebraspe, banca organizadora, confirmem a quantidade de vagas e as remunerações de forma oficial.

continua depois da publicidade

O que deve cair nas provas

É provável que para Agente de Pesquisa e Mapeamento serão 60 questões sobre:

  • Língua Portuguesa;
  • Matemática e Raciocínio Lógico;
  • Ética no Serviço Público;
  • Geografia.

Por outro lado, a prova para Supervisor de Coleta e Qualidade contará com:

  • Língua Portuguesa;
  • Matemática e Raciocínio Lógico;
  • Ética no Serviço Público;
  • Noções de Informática;
  • Noções de Administração e Situações Gerenciais;
  • Geografia.

Leia também

você pode gostar também

Concursos abertos somam mais de 67 mil vagas no Brasil

Concursos abertos somam milhares de vagas abertas para profissionais de diferentes níveis de escolaridade, além de oferecer oportunidades de estágio.

MEI 2023: entenda as consequências de não pagar a contribuição corretamente

As consequências de não pagar a contribuição mensal do MEI em 2023 podem causar a perda de direitos, como o acesso aos benefícios previdenciários, participação em programas de financiamento e até cancelamento do CNPJ.

CNH 2023: confira quais são as multas de trânsito mais caras do país

Motoristas que não dirigem de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro podem levar multas na CNH. Confira a seguir quais são as multas de trânsito mais caras do Brasil.

Contribuintes que não declararam IRPF podem ficar fora de concursos públicos

A declaração do IRPF é fundamental para todos os cidadãos que se enquadram na listagem obrigatória. Não fazê-la pode acarretar consequências severas, como ficar fora de concursos públicos.

Terra ganha ‘minilua’ que deve ficar por cerca de 1.500 anos

O asteroide gira em torno do Sol de forma sincronizada com a Terra, tornando-se uma espécie de 'minilua' do nosso planeta.

Concursos públicos que abrem inscrições esta semana; mais de 1.279 vagas

Confira 11 concursos públicos que abrem inscrições durante esta semana.