Não é verdade: 5 mitos científicos que todo mundo ainda acredita

Fatos científicos são interessantes para a maioria das mentes curiosas. Entretanto, existem mitos científicos que todo mundo ainda acredita. Confira.

Fatos científicos sempre chamam a atenção da maioria das pessoas. Geralmente, as curiosidades produzidas pela ciência são prato cheio para mentes mais curiosas e inquietas ou também para aquelas mais práticas, por exemplo.

Leia também

Entretanto, em um tempo cercado por fake news, a proliferação destas informações falhas acontece de forma muito mais rápida. Nesse sentido, ainda existem alguns mitos científicos que todo mundo acredita e que causam confusão.

Sendo assim e com o objetivo de desvendar todas essas confusões, preparamos uma lista com 5 mitos científicos que todo mundo ainda acredita. Acompanhe o artigo a seguir e muito cuidado na hora de pesquisar.

5 mitos científicos que todo mundo ainda acredita

Alguns fatos científicos são divulgados como verdadeiros mesmo não sendo. A falta de informação faz com que esses mitos científicos continuem sendo divulgados, fazendo com que pessoas acabem acreditando. Confira alguns:

1 – Existem apenas três estados: sólido, líquido e gasoso

Engana-se quem acredita que apenas os estados líquido, sólido e gasoso sejam os únicos estados da matéria. O plasma, ou gás ionizado, como é conhecido, é na verdade uma mistura de íons e elétrons superaquecidos.

Quando é resfriado, acaba assumindo propriedades de gás, mas também pode ter outras propriedades. O plasma é mais parecido com uma chama. Nesse sentido, são exemplos de plasma o relâmpago, o fogo, o sol e até mesmo a cauda dos cometas.

A água poderia se reduzir a plasma, entretanto não seria mais parecida como a substância que se conhece e se consome. Talvez nem pudesse ser ingerida. Assim como a água, quase qualquer elemento pode ser reduzido a plasma quando aquecido, entretanto, por se tratar apenas de íons e elétrons, as moléculas se decompõem.

2 – No Hemisfério Sul, as descargas giram no sentido contrário

Outro mito científico que todo mundo ainda acredita e que as descargas assumem uma direção contrária na parte sul do globo. De fato, existe o Efeito Coriolis, que explica a influência da rotação da Terra em padrões de fluxo. Entretanto, esse efeito se aplica a eventos naturais mais complexos, como a Corrente do Golfo e até mesmo furacões, mas não se aplica a descargas sanitárias.

A direção do fluxo de água é apenas um item de fabricação, assim como o design do vaso sanitário, o encanamento e a pressão da água.

3 – A água conduz eletricidade

Outro mito científico diz respeito sobre a água conduzir ou não eletricidade. Entretanto, nada faz com que você leve a torradeira para o banho, certo? A água, na verdade, é um isolante, o que significa que ela não conduz eletricidade.

O que é perigoso são os minerais e produtos químicos nela, compostos por íons eletricamente carregados. Sendo assim, a água pura é segura em relação a níveis de eletricidade, entretanto é quase impossível encontrá-la na natureza.

4 – Humanos usam apenas 10% do cérebro

Dizer que apenas 10% do cérebro humano é aproveitado, enquanto os 90% restantes são desperdiçados é um grande mito científico. O fato é que 90% do cérebro é composto por células chamadas de matéria branca. Essas células ajudam os neurônios a sobreviver e apenas 10% é considerado matéria cinzenta, responsável pelo pensamento.

Exames de ressonância magnética podem mostrar que qualquer ação promovida pelo cérebro demanda mais do que 10% de sua capacidade. Nesse sentido, cientistas ainda não descobriram nenhuma área do cérebro que não afete o pensamento, a coordenação motora ou as emoções.

5 – Beber leite ajuda a criança a crescer saudável

Por toda vida ouvimos de nossos pais que tomar leite ajuda no desenvolvimento da criança, fazendo com que ela cresça de forma mais saudável. Estudos levantaram a hipótese de que o leite poderia dar mais resistência óssea.

Entretanto, um grupo de pesquisadores de universidades americanas como Harvard e Cornell refutou tais argumentos, afirmando não existir nenhuma relação entre a ingestão de leite e o aumento de cálcio nos ossos, tornando-os resistentes, por exemplo.

Leia também


você pode gostar também

Descubra qual é o “carma” de cada um dos 12 signos do Zodíaco

Segundo a astrologia, há certas razões pelas quais algumas experiências ou situações se repetem em sua vida com base no seu signo do zodíaco.

Insuportáveis: 4 piores dores que os seres humanos podem sentir

Conheça hoje as piores dores que os seres humanos podem sentir, com quadros que podem durar semanas ou até mesmo anos.

5 coisas que podem danificar o seu liquidificador e você não sabia

O eletrodoméstico é item obrigatório em milhares de lares brasileiros, entretanto, seu mal uso pode acabar prejudicando o seu funcionamento e a durabilidade do liquidificador.

CLT: o que é o abono pecuniário e como calcular o valor

De acordo com a lei, para que os trabalhadores possam manter a saúde física e mental, é permitido tirar férias de 30 dias. Mas o que ocorre quando o empregado "vende as férias" para o empregador?

7 atitudes que a pessoa tem quando ela realmente está afim de você

As 7 atitudes que demonstram se a pessoa está realmente afim de você surgem nos detalhes, mas também na mudança de comportamento no cotidiano.

Afinal de contas, como os camaleões mudam de cor? Descubra aqui

Os camaleões têm a fascinante habilidade de mudar de cor, assumindo padrões marcantes e até mesmo se misturando com o ambiente em que se encontram.