Meta SMART: saiba como usar essa técnica para melhorar os estudos

As metas SMART são técnicas que podem melhorar os estudos e auxiliar os candidatos em preparação para provas, exames e concursos públicos a alcançarem os seus objetivos. Essa é uma ferramenta usada em empresas e negócios no mundo todo.

Definir metas é um passo fundamental para ter sucesso em qualquer empreitada, mas é fundamental considerar diversos aspectos antes de traçar os objetivos para as suas atividades. Neste contexto, as metas SMART podem ser aplicadas para melhorar os estudos, pois essa é uma técnica utilizada em diversos negócios e empresas ao redor do mundo.

continua depois da publicidade

Sobretudo, é uma forma de direcionar os esforços na direção correta para garantir mais sucesso nas iniciativas que tomar, seja na preparação para um concurso público, exame, prova ou vestibular. Saiba mais informações a seguir e conheça essa ferramenta:

O que é a técnica da meta SMART?

Em primeiro lugar, essa é uma técnica eficaz e inteligente de estabelecer metas para os estudos, porque demanda que você tenha objetivos claros e específicos em relação ao que deseja alcançar. Mais do que estabelecer onde você quer chegar, essa é uma forma de incluir os aspectos relacionados aos prazos, mensuração dos resultados e organização de um cronograma de atividades.

Leia também

Em resumo, o SMART, que significa inteligente em inglês, é uma forma de organizar os seguintes critérios para estabelecer as suas metas:

continua depois da publicidade

1. S de Specific (Específica)

A meta estabelecida precisa ser clara e de fácil entendimento. Sendo assim, quanto mais detalhes, melhor será para atingi-la.

2. M de Measurable (Mensurável)

A meta precisa ser mensurável. Ou seja, capaz de ser medida para que você acompanhe o progresso do que estabeleceu.

3. A de Attainable (Atingível)

A meta precisa ser atingível, e não um sonho distante e abstrato. Baseie a sua meta em parâmetros materiais e reais, como a aprovação no concurso público ou a contratação em um processo seletivo.

continua depois da publicidade

4. R de Relevant (Relevante)

A meta precisa ser relevante, fazer sentido com a sua realidade, seus desejos e planos para os próximos anos. Precisa estar inserida nas suas demandas, e não no que os outros esperam ou desejam para você.

5. T de Time Based (Temporizável)

Por fim, a meta precisa ter um prazo de começo e finalização, pois assim você consegue analisar os resultados e agir dentro de um limite estabelecido anteriormente.

Compartilhe esse artigo

Leia também

Concursos em sua
cidade