Se existe uma coisa que nenhum contribuinte quer é cair Malha Fina do Imposto de Renda, já que isso pode tirar o sono de qualquer um. Afinal de contas, qualquer tipo de pendência com o leão pode significar muita dor de cabeça. Por isso, vamos te mostrar o que significa cair na Malha Fina e como fazer a consulta, dentre outras informações.
O que é Malha Fina do Imposto de Renda?
Quando um contribuinte cai na Malha Fina do Imposto de Renda significa que a sua declaração que foi entregue apresentou algum tipo de divergência na Receita Federal e não foi aceita pelo órgão.
Milhares de pessoas só percebem que caíram na Malha Fina quando não recebem a restituição que tinham direito.
Como saber se minha declaração caiu na Malha Fina?
Você pode verificar a situação da sua declaração do Imposto de Renda e saber se ela caiu, ou não, na temida Malha Fina. Veja o passo a passo abaixo:
- Acesso o site do e-CAC;
- Faça o seu login com as informações necessárias;
- Escolha a opção “Meu Imposto de Renda (extrato DIRPF)”;
- Clique na aba “Processamento” e clique em “Pendências de Malha”.
Com esse procedimento, você pode saber se a sua Declaração de Imposto de Renda caiu na Malha Fina, bem como os principais motivos.
Minha declaração caiu na Malha Fina. O que devo fazer?
Conforme dissemos anteriormente, quando uma declaração cai na Malha Fina do Imposto de Renda, significa que foi detectado algum tipo de inconsistência nesse documento.
Se for apenas algum erro durante o preenchimento ou em uma informação não mencionada, o contribuinte pode fazer uma declaração retificadora de IR, que pode ser realizada no próprio programa gerador da declaração.
Vale destacar que é possível cair na Malha Fina do Imposto de Renda sem motivos, já que o sistema pode apontar erros indevidos. Nesse caso, o contribuinte deve aguardar a notificação da Receita Federal e apresentar todos os documentos que provam o eventual erro desse órgão.
Se porventura o contribuinte ignorar o fato de que caiu na Malha Fina, mesmo após ser notificado pela Receita Federal, deverá pagar uma multa no valor de 75% do valor do imposto que seria restituído.
Além disso, ele terá o seu nome inserido no CADIN, que é o cadastro de pessoas com dívidas em aberto com os órgãos federais.
Quanto tempo leva para sair da Malha Fina?
Isso é muito relativo, já que depende das demandas da Receita Federal, do número de declarações que foram para a Malha Fina e dos motivos identificados, pois toda a revisão é feita de forma manual, o que leva um tempo considerável.
Quais são as datas da restituição do IR 2022?
A princípio, a Receita Federal determinou 5 datas para fazer o pagamento da restituição do Imposto de Renda neste ano. São elas:
- 31 de maio;
- 30 de junho;
- 29 de julho;
- 31 de agosto;
- 30 de setembro.
Mas por que uma declaração cai na Malha Fina?
Segundo a Receita Federal, os principais motivos que levam uma declaração a cair na Malha Fina são:
- Omissão do valor total dos rendimentos do contribuinte (tributáveis e não tributáveis);
- Deduções erradas da base de cálculo (como contribuições ao INSS, despesas médicas/hospitalares e pagamento de pensão alimentícia);
- Divergências de informações que constam na Declaração do Imposto Retido na Fonte (DIRF) e o que, de fato, foi declarado pelo contribuinte;
- Deduções equivocadas referentes ao imposto devido, não pagamento do carnê-leão ou recebimentos acumulados não informados;
- Informações diversas preenchidas de forma incorreta ou omitidas, rendimentos incompatíveis e até suspeita de uma possível fraude;
- Eventuais erros de digitação, principalmente em números de documentos.
Dicas para não cair na Malha Fina do Imposto de Renda
Finalmente, conheça as nossas dicas para sua declaração do Imposto de Renda não cair na Malha Fina:
- Guarde todos os documentos necessários (pessoais e comprovante de rendimentos e despesas, bem como recibos diversos);
- Tenha bastante atenção na hora de preencher a sua declaração, para não acontecer erros de digitação das informações;
- Todos os rendimentos isentos de IR também devem ser declarados;
- Tenha a máxima atenção quando for declarar os seus dependentes;
- Informe o valor de compra de todos os seus bens (veículos, imóveis, terrenos, dentre outros) e não o valor atual de mercado;
- O valor do saldo das suas contas bancárias deve ser informado corretamente, sem nenhum tipo de omissão;
- Faça o acompanhamento do status da sua declaração.
Esperamos que suas dúvidas sobre a Malha Fina do Imposto de Renda tenham sido esclarecidas. Siga as orientações essenciais desse artigo para evitar pendências com a Receita Federal, mas, caso você queira se aprofundar no assunto, sugerimos que procure um especialista.