Restituição do Imposto de Renda: confira regras e calendário para 2022

O primeiro lote de restituição do Imposto de Renda deve ser pago a partir do dia 31 de maio. Veja o calendário completo

A Receita Federal divulgou as novas regras para declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) para o ano de 2022, que consiste no ano-base de 2021. Segundo as diretrizes, o prazo de entrega será até 29 de abril e o primeiro lote de restituição do Imposto de Renda deve ser pago a partir do dia 31 de maio.

continua depois da publicidade

Dentre as novidades quanto à restituição, a Receita Federal instituiu pagamento via Pix. Contudo, a operação só será possível se a chave cadastrada para essa modalidade for o CPF. Além disso, o Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf) para devedores também poderá ser feito através deste serviço.

Restituição do Imposto de Renda: confira calendário

Nos últimos dois anos, o prazo para restituição foi ampliado em razão da pandemia. Agora, o Imposto de Renda retoma o padrão de entrega. Dessa forma, o prazo será entre os meses de maio e setembro:

Leia também
1º lote31 de maio
2º lote30 de junho
3º lote30 de julho
4º lote31 de agosto
5º lote30 de setembro

Novas regras e alterações para declaração do IR

As alterações nos procedimentos para este ano incluem mudanças no documento de rendimentos recebidos, diferentes códigos na ficha de bens e direitos e na declaração de moradia para dependentes e titulares.

continua depois da publicidade

Para as declarações pré-preenchidas, a Receita Federal usará dados recebidos referentes às informações preenchidas nos anos anteriores. Contudo, caberá ao cidadão conferir as informações para evitar falhas.

A restituição do IR por meio do Pix e as novas regras permitem maior facilidade para o cidadão. O objetivo dessa medida é reduzir o número de reagendamento em decorrência de contas atrasadas, além de aumentar a segurança da pessoa física.

A entrega da documentação solicitada nos primeiros dias do prazo preveem maiores chances de entrar nos primeiros lotes de restituição. Por isso é importante antecipar e separar os documentos com antecedência e garantir a restituição do IR.

continua depois da publicidade

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade