Fica impecável: esta é a melhor forma de limpar grelha de churrasqueira

Após realizar aquele churrasco com a galera no final de semana, veja algumas dicas para manter a sua grelha limpa de maneira rápida e fácil.

O churrasco com a família e os amigos no final de semana é sempre bem-vindo. Contudo, o momento da limpeza dos utensílios utilizados não é dos mais agradáveis. Aquele que fica responsável por higienizar os objetos pode usar algumas dicas para não perder tempo, e manter a grelha da churrasqueira limpa.

Com a proximidade da Copa do Mundo 2022 da FIFA, onde os brasileiros costumam se reunir para o churrasco com os amigos, é importante atenção ao preparo da carne, selecionar o melhor pedaço, escolhendo a melhor forma de preparo e saber como temperar. Isso exige algum conhecimento do assunto. O momento da limpeza, no entanto, pode ser simplificado com algumas boas ficas fáceis e práticas.

Gordura, manchas de carvão, restos de carne e outras sujeiras são um desafio, mas nós temos dicas que vão simplificar o seu trabalho na hora de limpar a grelha da sua churrasqueira.

Maneiras de manter a grelha da churrasqueira sempre limpa

A primeira dica para que a limpeza não fique muito trabalhosa, é não deixar para limpar depois. Parece meio bobo e óbvio, mas essa é uma das maneiras mais simples de manter a grelha limpa, sem demandar muito esforço.

Se, logo após terminar o churrasco, com a grelha morna, você limpar com um desengordurante vai ficar muito mais fácil de remover aquela crosta de sujeira de carvão, restos de carne e fuligem.

Para isso, basta passar um paninho ou papel toalha com desengordurante por toda a grelha, para remover o excesso de sujeira, e depois limpar com água, detergente e a parte macia de uma esponja.

No entanto, caso o desengordurante não seja o suficiente para dar conta da sujeira da sua grelha, deixe-a de molho em um balde com detergente e água quente para soltar a gordura.

Para realizar esse processo, basta colocar partes iguais de água e produto, e depois aguardar pelo menos 10 minutos até que toda a sujeira desgrude. Depois, será preciso esfregar a grelha com uma escova de cerdas duras e enxaguar.

Casos extremos de sujeira

Se o seu caso for extremo, onde deixou a grelha muito tempo sem limpar, será preciso realizar uma limpeza mais profunda. Para solucionar o problema, misture vinagre branco e bicarbonato de sódio, que é uma solução mágica e eficiente no momento da limpeza.

Com o auxílio de uma escovinha, aplique uma leve camada de bicarbonato sobre todas as partes da grelha. Deixe agir por cerca de três minutos. Em seguida, coloque o vinagre em um borrifador, pulverize sobre o bicarbonato, e com o auxílio de um pedaço de lã de aço esfregue os dois produtos juntos.

Aguarde por cinco minutos para fazer efeito e, por fim, lave a grelha com água e detergente.

Limpando a grelha com métodos pouco comuns

Além dos métodos descritos anteriormente, há algumas maneiras caseiras usadas pelos mais antigos na hora da limpeza, que podem te salvar a manter a grelha limpinha:

Limão

Para isso, o uso do limão também é um poderoso aliado na hora de limpar churrasqueira e sua grelha. Isso é possível ao alto grau de acidez que o limão possui, que funciona ainda como desengordurante, facilitando ainda mais a limpeza.

Para obter um bom resultado, pegue um limão e corte-o ao meio. Depois, esfregue-o diretamente na superfície que você quer higienizar até alcançar o resultado que você espera. Após fazer isso, aplique um pouco de detergente, água e finalize. Sua grelha está pronta para usar novamente no seu próximo churrasco.

Cebola

O processo fácil de higienização da sua grelha também pode ser realizado com uma cebola. O processo é bem parecido ao do limão. Primeiro, corte a cebola ao meio e esfregue sobre a superfície da grelha.

Para melhores resultados, é importante aproveitar enquanto a grelha ainda está quentinha. Após fazer o uso da cebola, é possível finalizar a limpeza usando detergente e água.

Pão velho

Caso você tenha em sua cada um pão bem velhinho, que já está prestes a ir pro lixo, ele pode ser usado para remover a sujeira impregnada na grelha.

Para isso é bem simples. Portanto, passe o pão por toda a grelha, cuidando para seguir sempre a mesma direção, até que a sujeira seja completamente removida. Depois passe um pano úmido para retirar o restante da sujeira.

Leia também

você pode gostar também

Por que os palitos de pirulito têm um pequeno furinho na ponta?

Sempre fez questão de aprimorar os seus conhecimentos e tem a curiosidade aguçada, concurseiro? Então, descubra para que serve o furinho na ponta dos palitos de pirulito.

Entenda de onde surgiu o “sentido horário” dos relógios

Você já se perguntou por que o relógio gira em sentido horário? Este é um padrão que vem de relógios de sol antigos. Leia e entenda a seguir.

Afinal, qual é a verdadeira diferença entre poema e poesia? Entenda aqui

Apesar de parecerem idênticos, o poema e a poesia possuem algumas diferenças vitais, e que são de conhecimento essencial no mundo literário.

Grampeador tem função “secreta” que muitas pessoas ainda não conhecem

Embora todos nós usemos um grampeador de vez em quando, você provavelmente não conhece este tipo de uso secreto para ele.

15 nomes antigos que voltaram a ser populares no Brasil

Alguns dos nomes retrôs são muito populares hoje em dia no Brasil, sejam femininos ou masculinos. Confira alguns deles abaixo.

Como começar a empreender? Veja 7 dicas para ter um negócio de sucesso

Está querendo começar a empreender em 2023 e pretende alcançar o êxito profissional? Fique por dentro de sete dicas para ter um negócio de sucesso.