Os cuidados com um automóvel vão muito além de deixá-lo sempre limpo e com o tanque cheio. O motorista precisa ter uma série de zelos para mantê-lo conservado e em ótimas condições de uso. Por isso, essa matéria selecionou nove hábitos que podem detonar o seu carro.
São pequenos detalhes que podem acabar com a vida útil de algumas peças do motor. Curioso para saber quais são eles? Basta continuar a leitura para ficar bem informado. Confere aí.
Hábitos que podem detonar o seu carro
1) Colocar água no radiador
Esse é um dos hábitos que podem detonar o seu carro. Tem muita gente por aí que acha que deve colocar somente água da torneira no radiador do carro e pronto. Isso é um erro crasso.
Além desse líquido (que deve ser desmineralizado ou filtrado), também é necessário adicionar um aditivo para radiador na proporção indicada pelo manual do fabricante. Esse procedimento é necessário para se evitar corrosões de algumas peças.
2) Dirigir com o pé esquerdo apoiado na embreagem
Se você tem carro com câmbio manual e adquiriu o péssimo hábito de dirigir com o pé apoiado no pedal da embreagem, pode desgastar prematuramente essa peça. E a troca, dependendo do veículo, não costuma ser barata.
Trocou de marcha? Mantena o seu pé esquerdo totalmente em contato com o assoalho do carro. Não o deixe apoiado sobre a embreagem, esperando a próxima troca. Pode sair bem caro depois.
3) Rodar com o combustível na reserva
Mais um dos hábitos que podem detonar o seu carro. Tem muito motorista que tem a mania de rodar bastante com a gasolina na reserva. Isso pode ocasionar a queima da bomba de combustível, sabia?
Para filtrar o combustível que será direcionado para o motor, essa peça utiliza o próprio líquido para funcionar. Quem anda com o automóvel só na reserva, mais cedo ou mais tarde, pode queimar a bomba, já que tem pouco combustível dentro do tanque.
4) Esquecer de calibrar os pneus periodicamente
Esse também é outro dos hábitos que podem detonar o seu carro. Milhares de motoristas, seja por falta de tempo ou esquecimento, negligenciam a calibragem dos pneus. O problema é que rodar com os pneus murchos aumenta o consumo de combustível e pode prejudicar a dirigibilidade.
O recomendado é que a cada 15 dias você calibre os pneus do seu carro. A quantidade de libras sempre deve ser aquela indicada no manual do fabricante. Nem para mais, nem para menos.
5) Hábitos que podem detonar o seu carro: Não trocar o óleo do motor
Por incrível que pareça, muitos motoristas acham que o óleo do motor do carro é vitalício. Ele precisa ser trocado anualmente ou a cada 10 mil km, o que acontecer primeiro. Além disso, é preciso verificar o nível dele (com o motor frio) a cada duas semanas.
Rodar com óleo vencido pode gerar um desgaste prematuro do motor e até uma falta de lubrificação adequada das peças que geram atrito, já que elas têm mais chances de oxidar. A cada troca de óleo, também é recomendado que se troque o filtro.
6) Abusar da embreagem sem necessidade
Você tem o hábito de parar o carro em ladeiras só usando a embreagem? Saiba que isso pode te fazer visitar o mecânico mais vezes, já que causa desgaste prematuro dessa peça.
Quando precisar parar em uma subida, use o freio e nada mais. Essa é a forma mais indicada e não causa danos a outros componentes do motor do seu veículo.
7) Descer ruas em alta velocidade
Quando se fala em hábitos que podem detonar o seu carro, esse não poderia faltar. Em descidas prolongadas, muitos motoristas têm o costume se usar apensas os freios para controlar a velocidade.
A dica aqui é usar o câmbio, já que o freio motor não provoca o superaquecimento dos discos e pastilhas de freio, fazendo com que esse conjunto perca a eficiência. E isso é um risco para a segurança dos ocupantes.
8) Hábitos que podem detonar o seu carro: Dirigir com a mão apoiada no câmbio
Se você tem a mania de sempre dirigir com a mão direita apoiada na manopla do câmbio (seja manual ou automático), sabia que esse peso extra pode prejudicar todo o sistema? É verdade.
Evite esse hábito, ao máximo. Quando estiver dirigindo mantenha sempre as duas mãos no volante, combinado?
9) Dar partida com o som do carro ligado
Tem muito motorista que também tem esse péssimo hábito, que pode acabar com a vida útil da bateria do carro precocemente. E essa peça não é nada barato, dependendo da amperagem ou do modelo do veículo.
Sempre que for dar a partida, certifique-se de que o som, faróis e luzes internas estejam desligados. Além de exigir bem menos da bateria e do alternador, essa ação prolonga a durabilidade de ambos.