Evite: confira 11 alimentos que não podem ser levados ao micro-ondas

Apesar do aparelho ser extremamente funcional de diversas formas, existem alimentos que não podem ser levados ao micro-ondas.

O micro-ondas é certamente uma das invenções mais práticas dos últimos tempos. Ao aquecer os produtos mais rápido que o fogão ou o forno e sem que seja necessário supervisionar o alimento, é fato que o processo se torna muito mais simples. Contudo, é preciso tomar cuidado: existem alimentos que não podem ser levados ao micro-ondas por vários motivos.

Para evitar futuros problemas e acidentes, confira abaixo uma lista dos 11 alimentos que não podem ser levados ao micro-ondas.

11 alimentos que não podem ser levados ao micro-ondas

1. Folhas verdes

Apesar da sobra da couve refogada ser uma ótima forma de compor a refeição do dia seguinte, é preferível requentar este alimento no fogão à gás em vez de usar micro-ondas. Afinal, o aparelho pode transformar os nitratos naturais das folhas, bons para a saúde, em nutrosaminas, que são substâncias cancerígenas. 

2. Carne processada

As carnes processadas possuem substâncias químicas e conservantes que permitem que elas durem mais tempo. Ao esquentá-las no micro-ondas, existe a possibilidade de expor os consumidores a elementos químicos nocivos, como colesterol oxidado.

3. Ovos cozidos

A maioria das pessoas com certeza já reaqueceu um ovo cozido no eletrodoméstico. O problema não está no processo, mas sim na forma como é feito.

Com a alta capacidade do micro-ondas de aquecer os alimentos, principalmente por dentro, o ovo cozido pode explodir após ser retirado do reaquecimento, causando queimaduras sérias.

4. Sopas cremosas

Enquanto sopas aquosas podem ser aquecidas sem muitos problemas, uma sopa mais grossa requer cuidados. Assim como o ovo cozido, o aquecimento irregular no interior pode fazer com que o prato exploda, manchando o eletrodoméstico.

Uma dica é mexer a sopa uma vez a cada minuto, inserindo no recipiente uma colher de madeira ou palito.

5. Café

A recomendação sobre o café não está relacionado aos perigos do micro-ondas, mas sim ao gosto. Afinal, o aparelho destrói o sabor da bebida, e apenas apreciadores de um café extremamente amargo vão aproveitar a mudança.

6. Arroz

É difícil encontrar alguém que já não tenha requentado um pouco de arroz no micro-ondas. Porém, o ato pode conter vários perigos. O processo pode provocar infecções alimentares em decorrência da Bacillus cereus, bactéria presente neste alimento.

Apesar do calor do aparelho matar a bactéria, no momento em que o arroz sai do micro-ondas e é exposto à temperatura natural, as substâncias tóxicas aumentam, podendo causar problemas de saúde.

7. Frango

O frango é um alimento extremamente suscetível às bactérias, assim como o arroz. Para evitar problemas com a salmonela, por exemplo, é importante reaquecê-lo no fogão.

O preparo também deve envolver muito cuidado: a carne deve ser bem cozinhada.

8. Leite materno

Para aprimorar o processo, é comum que algumas mulheres drenem seus seios e congelem o leite para que o bebê tenha o alimento à disposição. Assim como outros itens listados, o problema de reaquecimento no micro-ondas é a temperatura irregular.

Neste sentido, ele pode aquecer regiões da garrafa de forma desigual, com pontos quentes que podem queimar a boca e a garganta do bebê.

9. Cogumelos

Cogumelos cozidos não devem sequer ser reaquecidos de qualquer forma, não importa o método. Este alimento possui diversos micro-organismos, e em temperatura ambiente, podem contaminar o prato rapidamente. Cogumelos estragados, por exemplo, causam indigestão e intoxicação alimentar.

10. Pratos chineses

Aquecer este tipo de prato não possui grandes problemas, mas o recomendado é fazê-lo longe do micro-ondas. Afinal, o aparelho pode transformar uma comida antes deliciosa em uma massa mucosa e úmida, o que pode ser desagradável.

11. Pizza

Esta é uma das coisas mais polêmicas do mundo da comida. Existem muitas pessoas que gostam e até mesmo preferem o sabor da pizza requentada, mas o alimento certamente não será mais o mesmo.

A massa crocante torna-se úmida e o queijo vira borracha, algo que pode acabar com a felicidade de muitos.

Leia também

você pode gostar também

Por que os palitos de pirulito têm um pequeno furinho na ponta?

Sempre fez questão de aprimorar os seus conhecimentos e tem a curiosidade aguçada, concurseiro? Então, descubra para que serve o furinho na ponta dos palitos de pirulito.

Entenda de onde surgiu o “sentido horário” dos relógios

Você já se perguntou por que o relógio gira em sentido horário? Este é um padrão que vem de relógios de sol antigos. Leia e entenda a seguir.

Afinal, qual é a verdadeira diferença entre poema e poesia? Entenda aqui

Apesar de parecerem idênticos, o poema e a poesia possuem algumas diferenças vitais, e que são de conhecimento essencial no mundo literário.

Grampeador tem função “secreta” que muitas pessoas ainda não conhecem

Embora todos nós usemos um grampeador de vez em quando, você provavelmente não conhece este tipo de uso secreto para ele.

15 nomes antigos que voltaram a ser populares no Brasil

Alguns dos nomes retrôs são muito populares hoje em dia no Brasil, sejam femininos ou masculinos. Confira alguns deles abaixo.

Como começar a empreender? Veja 7 dicas para ter um negócio de sucesso

Está querendo começar a empreender em 2023 e pretende alcançar o êxito profissional? Fique por dentro de sete dicas para ter um negócio de sucesso.