Estes 5 fortes sinais revelam se a pessoa está mentindo para você

Os fortes sinais que revelam se a pessoa está mentindo para você podem ser percebidos com facilidade por meio da linguagem corporal, mas também por falhas no discurso e outros detalhes.

No geral, os fortes sinais que revelam se a pessoa está mentindo para você estão centrado nos detalhes, como a postura e linguagem corporal, por exemplo. Ainda que seja complicado generalizar, existem alguns indicadores específicos que podem te prevenir de cair em uma história mal contada.

Leia também

Portanto, ao longo dos anos, especialistas em Psicologia Social, comportamento humano e perícia policial conseguiram compilar uma série de comportamentos comuns em pessoas mentirosas.

Desse modo, pode-se identificar os padrões ao observar atentamente com quem você está conversando antes de acreditar numa mentira. Saiba mais a seguir:

5 fortes sinais que revelam se a pessoa está mentindo para você

1) Desviar o olhar

Comumente, as pessoas que mentem não conseguem manter o contato visual com facilidade, porque ficam nervosas ao serem encaradas ou analisadas. Você já ouviu aquela expressão “os olhos são a janela da alma”? Pois bem, para identificar se a pessoa está mentindo para você basta conferir se o diálogo está sendo mantido de um jeito natural.

Assim como desviar o olhar para o ambiente é um indicativo, olhar muito fixamente pode ser outro sinal de que a pessoa está mentindo. Quando alguém diz algo com os olhos esbugalhados, sem piscar direito ou fixado num ponto, pode estar buscando uma forma de concentração para que a mentira se pareça com a verdade. Então, fique atento aos olhos.

2) Piscar

Outro indicativo visual é o número de piscadas, ou se a piscada está longa demais. Sobretudo, é um efeito inconsciente gerado pelo cérebro, em especial porque a mente está recusando aquelas informações que não são verdadeiras. Portanto, a fim de evitar contato visual prolongado, o piscar de olhos pode se tornar uma espécie de tique quanto mais longa for a conversa.

No geral, pessoas que são pressionadas em suas mentiras com uma série de perguntas começam a modificar a linguagem corporal, e podem começar a piscar bastante, como se tivessem algo nos olhos.

Como o ser humano costuma proteger a visão em situações de perigo, o que acontece é que o cérebro entende as perguntas sobre a mentira como uma ameaça ao organismo.

3) Alterações na voz

De repente, a pessoa começa a ficar com a voz trêmula ou falha, e precisa pigarrear o tempo todo para conseguir falar? Muito provavelmente ela está mentindo, porque este é um dos fortes sinais que revelam se a pessoa está mentindo para você.

Ademais, a voz pode ficar cortada, sem fluidez e até menos firme ou incongruente quando se conta uma mentira.

4) Mãos agitadas

Quando uma pessoa está mentindo, o organismo entra em um estado de alerta, o que faz com que a temperatura periférica se reduza. É comum ficar com as mãos e os pés gelados.

O indivíduo que está contando a mentira pode começar a agitar as mãos, ficar tremendo ou até apertando-as para manter a temperatura, o que também é um forte sinal de que ela está mentindo para você.

Se a pessoa estiver escondendo a mão de você de alguma forma, seja colocando-as no bolso ou abaixo da mesa, observe se ela está se movimentando muito com os os membros superiores. Assim, pode-se compreender o ato de esconder as mãos não como uma ação defensiva, mas como uma forma de esconder que se está mentindo.

5) Alterações na pele

O estado de alerta e emergência criado pela mentira pode também afetar a aparência da pele. Neste caso, desde a sudorese excessiva até a palidez ou vermelhidão repentina são fortes sinais de que a pessoa está mentindo para você.

Por isso, observe se o indivíduo começou a sentir calor repentinamente, ou se está secando as mãos em algum tecido enquanto conversa contigo.

Leia também


você pode gostar também

Descubra qual é o “carma” de cada um dos 12 signos do Zodíaco

Segundo a astrologia, há certas razões pelas quais algumas experiências ou situações se repetem em sua vida com base no seu signo do zodíaco.

Insuportáveis: 4 piores dores que os seres humanos podem sentir

Conheça hoje as piores dores que os seres humanos podem sentir, com quadros que podem durar semanas ou até mesmo anos.

5 coisas que podem danificar o seu liquidificador e você não sabia

O eletrodoméstico é item obrigatório em milhares de lares brasileiros, entretanto, seu mal uso pode acabar prejudicando o seu funcionamento e a durabilidade do liquidificador.

CLT: o que é o abono pecuniário e como calcular o valor

De acordo com a lei, para que os trabalhadores possam manter a saúde física e mental, é permitido tirar férias de 30 dias. Mas o que ocorre quando o empregado "vende as férias" para o empregador?

7 atitudes que a pessoa tem quando ela realmente está afim de você

As 7 atitudes que demonstram se a pessoa está realmente afim de você surgem nos detalhes, mas também na mudança de comportamento no cotidiano.

Afinal de contas, como os camaleões mudam de cor? Descubra aqui

Os camaleões têm a fascinante habilidade de mudar de cor, assumindo padrões marcantes e até mesmo se misturando com o ambiente em que se encontram.