Conheça 8 alimentos que geralmente demoram para estragar

Existem alimentos que geralmente levam mais tempo para estragar em sua geladeira e na despensa, caso estejam alojados de forma correta. Confira algumas dicas.

Muitas vezes fazemos compras e alguns alimentos acabam passando da validade rápido demais. Para evitar desperdícios, a melhor saída é optar por alimentos que geralmente demoram para estragar.

Leia também

A preocupação com a despensa, no entanto, deve ser mantida. Os alimentos devem ser saudáveis e de acordo com as recomendações nutricionais de cada dieta.

Pensando em facilitar a sua vida e ajudar até na economia de casa, visto que o preço dos alimentos sofre com a alta de preços, preparamos uma lista com 8 alimentos que geralmente demoram para estragar. Confira.

8 alimentos que geralmente demoram para estragar

A despensa de casa é um lugar que merece toda a atenção. Por ser o local onde se guarda a comida, é necessário ter atenção aos prazos de validade e condições dos alimentos.

Nesse sentido, alguns alimentos acabam estragando mais rápido, enquanto outros demoram um pouco mais para estragar. Para manter a despensa sempre abastecida, opte por alimentos que durem mais tempo. Confira a seguir.

1 – Cebola

Se for conservada de maneira adequada, uma cebola pode durar até dois meses na despensa. Para isso, é necessário que ela esteja bem crua e com a casca, alojada em local seco e fresco. Se a despensa estiver limpa e climatizada, a cebola terá mais tempo de duração. Caso contrário, a melhor opção é guardar na geladeira, onde pode durar até 3 meses.

2 – Alho

Outro alimento que demora para estragar. Quando alojado em lugar adequado (mesmas recomendações da cebola), o alho cru chega a durar até 3 meses. Caso o local seja muito quente, a melhor dica é usar novamente a geladeira – alojados em saquinhos plásticos.

3 – Batata

A batata, quando armazenada crua e com casca, chega a durar até 2 meses na despensa. Alimentos armazenados crus costumam ter mais tempo de vida do que alimentos cozidos, fritos ou assados. Para os últimos, prefira consumir o quanto antes, para evitar problemas mais sérios depois.

4 – Proteínas

Proteínas, como carne vermelha, peixe e frango, geralmente demoram muito para estragar. O segredo é guardá-las em sacos plásticos, dentro do freezer. Assim, sempre que for consumir, é indicado retirar um dia antes do preparo, para que no dia ela esteja própria para o consumo.

Nesse sentido, peças de carne vermelha geralmente chegam a durar até 8 meses dentro do freezer. Para os peixes, a regra é diferente: geralmente estragam mais fácil e duram entre 3 e 6 meses.

5 – Manteiga

Este alimento tem uma vida útil bastante grande. A manteiga deve ser armazenada dentro da geladeira, para que dure mais. Quando colocada fora da geladeira, o ideal é que o local seja arejado. Nesse sentido, o melhor é evitar lugares quentes, que acabam fazendo com que ela derreta e estrague rápido demais.

6 – Frutas

Frutas como banana, mamão e abacate acabam durando mais do que outras. Se forem compradas ainda durinhas, elas podem ficar armazenadas em local arejado, como uma fruteira, enquanto amadurecem naturalmente.

A maçã é outra fruta que geralmente demora mais para estragar e se colocada na geladeira pode ficar boa para o consumo por algumas semanas. Laranja, limão e mexerica são outras opções de frutas que também demoram mais para estragar.

7 – Verduras

A dica aqui são as crucíferas, como o repolho, o repolho roxo e acelga. Essas folhas, além de terem um baixo custo e renderem bastante em receitas, acabam durando mais tempo na geladeira.

O brócolis é outra verdura que dura um tempo considerável, entretanto pode amarelar muito rápido dentro da geladeira. Para que durem mais, entretanto, a dica é ferver os talos e depois colocá-los em água fria. Em seguida congele.

8 – Legumes e raízes

Alimentos nutritivos como a cenoura, a beterraba e a batata-doce acabam durando semanas se conservados na geladeira. Nesse sentido, evite as partes muito geladas do seu refrigerador, pois elas acabam danificando os alimentos de maneira mais rápida.

Leia também


você pode gostar também

Manutenção barata: 5 carros que gastam pouco na hora da revisão

Pretende comprar um veículo, mas não quer gastar muita grana na hora das revisões preventivas na concessionária? Conheça cinco carros com manutenção barata e acerte em cheio na escolha.

Novas profissões: confira 7 empregos que não existiam há duas décadas

A era digital abriu portas a profissões associadas a novas formas de viver e relacionar-se no mundo; confira algumas delas que não existiam há alguns anos atrás.

Ano de 2023 terá quantos feriados nacionais? E quais deles vão ser prolongados?

O ano de 2023 terá muitos feriados prolongados e apenas um caindo no meio da semana. Confira o calendário de feriados e programe suas folgas.

Estes são os 30 nomes mais bonitos do mundo, segundo a ciência

Um estudo realizado pela Universidade de Birmingham descobriu que existem nomes cujo som é harmonioso ao ouvido humano e assim listou os nomes mais bonitos que existem.

Confira as 5 causas mais comuns para as crises no relacionamento

As causas mais comuns para as crises no relacionamento podem ser responsáveis pelo fim de muitos, mas existem formas de contorná-las.

7 profissões que não precisam de faculdade e você ainda não conhecia

Se você almeja uma carreira de sucesso, mas não tem diploma universitário, conheças as profissões que não precisam de faculdade e que podem ser rentáveis.