Estes 3 comportamentos elevam sua inteligência e você ainda não sabia

A inteligência pode ser estimulada com comportamentos e práticas que desenvolvem a atividade cerebral além dos caminhos comuns estabelecidos pela rotina cotidiana.

O desenvolvimento da inteligência é um objetivo comum entre as pessoas, desde os concurseiros até os profissionais buscando aperfeiçoar as próprias carreiras. De acordo com a ciência, existem alguns comportamentos que podem auxiliar nesse processo, pois estimulam o intelecto e trabalham o sistema nervoso a longo prazo.

Desde praticar a adaptabilidade com pequenas mudanças na rotina até treinar a curiosidade com novas perguntas, os comportamentos associados à inteligência são formas de sair da zona de conforto.

Como consequência, é possível entrar em contato com novos conhecimentos e adquirir importantes habilidades. Confira os três principais comportamentos a seguir:

Comportamentos que desenvolvem a inteligência

1) Adquira novas informações

Na era da tecnologia, é muito mais prático confiar às máquinas e aplicativos a função de guardar informações, como senhas ou números de telefones.

Porém, esse costume acaba gerando caminhos mais fáceis para o cérebro, de modo que ele reduza a atividade e o gasto de energia, mas também não trabalhe a favor do desenvolvimento do intelecto e da memória, por exemplo.

Dessa forma, é interessante acessar informações corriqueiras e trabalhar a memorização desses dados, e também ir além ao trabalhar a mente com livros, revistas, documentários e outros produtos que estimulem o cérebro. Neste sentido, outra dica importante é usar a internet como instrumento para aperfeiçoar a inteligência.

Portanto, não se isole ao uso das redes sociais como distração no tempo livre. Utilize a internet para fazer pesquisas, ler artigos fora da sua área de conhecimento e até mesmo para jogos que trabalhem as capacidades motoras e de raciocínio lógico.

2) Esteja em contato com pessoas inteligentes

Um comportamento comum entre pessoas altamente inteligentes é estar em contato com indivíduos que sabem mais que eles, pois essa é uma forma de adquirir novas informações, mas também trocar experiências.

Sendo assim, ter amigos de diversas profissões, com habilidades distintas e personalidades amplas permite que você enriqueça o seu acervo de forma produtiva.

Além disso, a troca de experiências e conhecimento também desenvolve a inteligência de todos os envolvidos nesses relacionamentos, porque permite o contato com aquilo que é desconhecido e novo.

Portanto, é também um estímulo para descobrir novas formas de lidar com desafios e adversidades, estreitando laços e trabalhando a empatia de forma positiva.

Seja participando de um curso fora da sua área de domínio ou marcando encontros mensais com um grupo de amigos, estar em contato com pessoas inteligentes desenvolve as capacidades emocionais, intelectuais e sociais.

Entre as diversas vantagens, ainda existe a possibilidade de conhecer novas perspectivas e se conectar com pessoas interessantes.

3) Saia da rotina

Desde práticas simples como mudar a rota para o trabalho ou escovar os dentes com a mão não dominante, a quebra da rotina estimula o cérebro a buscar novos caminhos para desempenhar as atividades. Desse modo, é um mecanismo para estimular a inteligência sem muito custo ou esforço.

Porém, caso você deseje ir além, é interessante investir em cursos de idiomas, pois também colocam o cérebro para trabalhar na associação de novas informações.

Que tal optar por uma viagem no final de semana e explorar um destino desconhecido? Essas escolhas também contam como quebra de rotina e podem trazer muitas experiências positivas.

Leia também


você pode gostar também

Concurso INSS: veja 5 dicas infalíveis para aplicar durante os estudos

As dicas infalíveis para aplicar durante os estudos do concurso INSS permitem que o concurseiro tenha mais organização nas etapas de aprendizagem e revisão do conteúdo.

Veja 5 coisas que você não pode colocar no seu currículo em 2022

Está procurando emprego? Saiba o que não colocar no currículo em 2022 e aumente as chances de ser convocado para uma entrevista.

5 profissões que pagam bem aos que desejam ter jornada de 20 horas semanais

Se você sempre sonhou em ter um alto salário mas sem trabalhar demais, conheça cinco profissões que pagam bem e trabalham pouco.

Profissões de Humanas: veja os 5 cargos mais bem pagos do Brasil

Sonha em começar uma carreira que paga um alto salário? Conheça cinco profissões de Humanas que podem transformar isso em realidade.

Este cargo de TI pode obter salário de R$ 17 MIL no país; veja qual é

Está pensando em se tornar um profissional da área da tecnologia? Confira o cargo de TI que pode ter salário de R$ 17 mil por mês.

7 profissões mais bem pagas para quem quer trabalhar no exterior

Sonha em uma carreira profissional fora do Brasil? Conheça sete profissões para quem quer trabalhar no exterior e que pagam altos salários.