Ao não cometer estes 3 erros, você será mais inteligente no dia a dia

De acordo com pesquisas especializadas no comportamento animal e na cognição, algumas práticas podem afetar a saúde cerebral e afetar o nível de inteligência.

A inteligência é o objeto de estudo de diversas áreas do conhecimento, que investigam desde como ela se manifesta nos indivíduos até os empecilhos que afetam o desenvolvimento intelectual das pessoas.

Leia também

Neste caso, existem pesquisas que comprovam que alguns hábitos são prejudiciais para a saúde mental e cognitiva, principalmente por afetar os processos neurológicos associados à compreensão e aprendizado de novas informações.

Desde questões simples como viver numa cidade grande até práticas como tomar muito refrigerante podem interferir nas atividades orgânicas associadas à saúde do cérebro.

Portanto, confira os três erros principais e suas respectivas pesquisas a seguir:

Quais são os erros principais que afetam a inteligência?

1) Tomar muito refrigerante

Basicamente, os refrigerantes são ricos em xarope de milho e frutose, de modo que sejam seis vezes mais doce que o açúcar que utilizamos nas receitas, e também mais barato. Porém, o consumo desenfreado acaba afetando a memória motora das pessoas, como comprova um estudo realizado na Universidade da Califórnia.

A pesquisa analisou o comportamento de ratos de laboratório em um labirinto. Desse modo, dividiu os animais em dois grupos, sendo que o primeiro recebeu uma alimentação saudável baseado em ômega-3 e o segundo era alimentado pelo xarope de milho presentes no refrigerante.

Após seis semanas nessa dieta, os pesquisadores inseriram os ratos novamente nos laboratórios, mas perceberam que os animais alimentados com xarope de milho não conseguiam lembrar os caminhos e apresentaram sinais de confusão. Por outro lado, os ratos alimentados de forma saudável apresentaram um excelente desempenho.

2) Não reservar um tempo para estudar por conta própria

Os seres humanos não foram programados para fazer reuniões e interagir com outras pessoas constantemente. De acordo com uma pesquisa, o cérebro humano apresenta melhor desempenho quando está sozinho, de acordo com avaliações específicas envolvendo testes de inteligência e QI.

Em resumo, os estudos mostraram que os indivíduos que trabalhavam sozinhos apresentaram um desempenho melhor nesses exames do que aqueles que trabalhavam em reuniões. Além disso, as reuniões consecutivas afetaram a qualidade do raciocínio, ainda que tenham desenvolvido as habilidades sociais.

3) Usar as redes sociais e a internet em excesso

De acordo com um artigo publicado no site acadêmico The Conversation, a internet pode ser um aliado, mas também um inimigo dos seres humanos.

Neste sentido, é necessário compreender que as facilidades da tecnologia podem modificar o comportamento cerebral, ativando hormônios que geram bem-estar, mas também causam estresse em alguns casos.

Desse modo, há pouco trabalho da plasticidade cerebral, de modo que o órgão adote caminhos cada vez mais simplificados para realizar os processos, na medida em que os indivíduos contam com os dispositivos móveis para lembrar senhas, números e outras informações.

Sendo assim, uma espécie de sedentarismo intelectual acaba afetando as habilidades motoras, cognitivas e relacionadas ao raciocínio lógico.

Leia também


você pode gostar também

Estes 23 carros já saíram de linha em 2022 e você ainda não fazia ideia

Está pensando em comprar um automóvel? Conheça os 23 carros que já saíram de linha em 2022 que provavelmente você não sabia.

Concurso INSS terá curso de formação em nova etapa

A nova etapa do concurso INSS é caracterizada por um curso de formação, com treinamento específico dos candidatos e avaliação do desempenho ao longo do processo.

35 nomes estranhos que já foram registrados no Brasil

Se você curte tudo aquilo que é fora do comum, conheça alguns nomes estranhos que já foram registrados no Brasil.

5 empregos bizarros que ninguém conhecia, mas pagam muito bem

Se você está pensando em uma transição de carreira, conheça cinco empregos bizarros que pagam muito bem e que têm uma alta demanda no mercado.

Você é super inteligente? Veja 4 características que definem a condição

A super inteligência é multidimensional, e pode ser despertada em diversas áreas do conhecimento humano.

Estas 19 cidades já mudaram de nome no Brasil e você não sabia

Várias cidades brasileiras mudaram de nome ao longo dos séculos e décadas, sendo a alteração mais recente datada de 2021.