Pesquisa revela quais são as 10 profissões que trazem mais felicidade

Uma pesquisa da Universidade de Chicago revela quais são as 10 profissões que trazem mais felicidade: a lista pode lhe impressionar.

Ser feliz em sua carreira é algo que muitos almejam por todas as suas vidas. Nem todas as pessoas conseguem alcançar este estado, mas a profissão que escolhem certamente pode influenciar no resultado, seja por afinidade, modo de operação ou outras questões. Existem, afinal, profissões que trazem mais felicidades que as outras.

Isto não é uma suposição. Este detalhe já virou até mesmo pauta de pesquisa: a Universidade de Chicago fez um levantamento com mais de 27 mil norte-americanos, em busca de respostas a respeito de quais seriam as carreiras com profissionais mais satisfeitos em seus cargos.

A lista, publicada pela Forbes, possui as mais variadas opções. Hoje, você vai conferir quais são as profissões que trazem mais felicidade, e quem sabe até mesmo se inspirar para o futuro.

As 10 profissões que trazem mais felicidade

1. Clero

Tanto na Igreja Católica quanto em outras denominações cristãs, os sacerdotes foram votados os mais felizes e satisfeitos com seu trabalho. A razão é provavelmente a motivação pela fé, encaminhando os confusos e ajudando aqueles que passam por dificuldade.

2. Bombeiro

Bombeiros podem não estar na lista das profissões com os salários mais altos, mas quem trabalha na área não parece estar reclamando. Conhecidos como os “super-heróis” da vida real, estas pessoas se arriscam diariamente para salvar vidas.

3. Fisioterapeuta

Assim como os bombeiros, os fisioterapeutas também dedicam seu tempo e esforço tentando ajudar os outros em momentos difíceis, como acidentes e cirurgias. Este tipo de relação estabelece um grande sentimento de gratidão e respeito.

4. Escritor

Outra das profissões que não são conhecidas por ganhar muito dinheiro, é provável que escritores sejam mais felizes por fazerem seu próprio ambiente de trabalho. Afinal, vivem no processo de criar e escrever sobre novos universos e aventuras em seu próprio tempo, algo que é um bálsamo para a criatividade.

5. Professor de educação especial

De acordo com profissionais da área, auxiliar pacientes que tenham necessidades especiais, sejam elas mentais ou físicas, traz uma satisfação muito maior que qualquer compensação financeira.

6. Professor

Igualmente, os professores de todo o mundo são criadores de caráter. Eles ajudam crianças e jovens pela maior parte de suas vidas, sendo responsáveis por moldar os futuros cidadãos do mundo.

7. Artista plástico

No geral, profissões que implicam em exercitar a criatividade são extremamente satisfatórias para quem as exercem. Assim como escritores, artistas plásticos têm liberdade para criarem, mas esta carreira também não costuma pagar muito bem.

8. Psicólogo

Com base nesta lista, é possível inferir que ajudar os outros é uma característica essencial na busca pela felicidade profissional. Psicólogos, por sua vez, possuem um papel importante ao ajudarem seus pacientes a trabalharem a saúde mental. A Psicologia também foi apontada como uma das principais profissões no futuro pós-pandemia.

9. Corretor de serviços financeiros

Ao contrário de outros cargos nesta lista, esta profissão possui uma taxa de 65% de satisfação não pela tarefa exercida, mas sim pela remuneração. Os salários são mais altos, e a rotina de trabalho costuma ser estável e agradável o suficiente.

10. Engenheiro operacional

Igualmente, engenheiros operacionais certamente não recebem salários ruins. Mas além disso, estes profissionais mexem com máquinas grandes e pesadas, como retroescavadeiras e gruas, algo que pode ser interessante e cheio de adrenalina para muitos.

Outras profissões não listadas

Além da lista da Forbes, ainda é possível citar outras profissões que possuem trabalhadores satisfeitos. Médicos, por exemplo, além de terem salários mais elevados, costumam ser mais felizes por ter a oportunidade de melhorar a vida de seus pacientes, e até mesmo salvar vidas.

Serviços como de jardinagem também poderiam facilmente entrar na lista, visto que são populares em alguns censos. O trabalho também pode ser libertador pelo contato com a natureza, os dias com rotina adaptável e as vistas terapêuticas.

Outra profissão que toca na satisfação pessoal pelo impacto positivo é a enfermagem. De acordo com estes profissionais, a felicidade da profissão advém da interação com os mais variados pacientes, e a possibilidade de fazer a diferença em suas vidas.

Leia também

você pode gostar também

Para que servem aquelas bolas laranjas nos fios de transmissão?

Fios de alta tensão geralmente possuem itens de segurança bastante chamativos para evitar acidentes que possam danificar os fios e causar maiores problemas.

Convocação, nomeação e posse: saiba qual é a diferença

A diferença entre a etapa de convocação, nomeação e posse em um concurso público pode criar dúvidas nos candidatos, principalmente sobre a burocracia e procedimentos ao longo desses níveis.

O que 2023 reserva para os concursos? Veja 7 editais previstos

Os concursos públicos previstos para serem realizados no Brasil em 2023 podem ofertar vagas para profissionais de níveis médio, técnico e superior.

7 verdades sobre concursos públicos que vão te motivar

Está querendo começar uma carreira pública em 2023? Então, conheça sete verdades sobre concursos públicos que podem deixar a sua motivação nas alturas.

Como usar o marketing pessoal para ter bons relacionamentos no trabalho?

Entenda melhor o conceito de marketing pessoal e veja como aplicar esse conhecimento à sua vivência profissional.

11 profissões que você nem sabia que já existiram

Conheça um pouco mais sobre as profissões que você nem sabia que já existiram e que só são relembradas em documentários da TV ou nos livros escolares.