Confira 7 profissões perfeitas para quem gosta de ler e escrever

Tem uma enorme afinidade com a área de Humanas e sempre sonhou em trabalhar nela? Então, conheça sete profissões para quem gosta de ler e escrever.

Você se dá muito bem com as palavras, sabe se expressar claramente por meio da escrita e, de quebra, é um ávido leitor? Essas competências evidenciam que fazer carreira na área de Ciências Humanas pode se revelar um triunfo profissional. Por isso, essa matéria selecionou sete profissões para quem gosta de ler e escrever.

Quer se inteirar sobre as suas prováveis opções de carreiras que envolvem a arte da leitura e escrita? Leia até o final e conheça os cargos mais indicados que possibilitam transformar essa paixão em um trabalho prestigiado e bem remunerado. Confira.

Profissões para quem gosta de ler e escrever

1) Professor

Essa é uma das principais profissões para quem gosta de ler e escrever. Se a escrita e a leitura são as suas paixões e você tem aptidão para ensinar, já cogitou a possibilidade de se tornar um Professor? Algumas áreas do conhecimento, como História, Ciências Sociais e Letras, o contato com essa dupla dinâmica é bem grande.

Esse profissional tem o ofício de transmitir as principais teorias dos mais variados conceitos e levar os alunos a fazerem reflexões críticas, além de se envolver com a redação, desde a faculdade. Não é raro que renomados professores se tornem autores de livros, sejam didáticos ou literários. Agora é explorar as suas habilidades.

2) Jornalista

Ele é o responsável por apurar as informações, escrever reportagens e precisa estar sempre antenado aos fatos importantes que acontecem por aí. O trabalho do Jornalista inclui pesquisas, reunião e organização de um conteúdo que foi originado a partir de investigações preliminares.

Esse profissional ainda redige artigos e publica reportagens escritas, em áudio e até em vídeo, dependendo do veículo de comunicação. Se você tem paixão pela escrita e pela leitura, que tal se arriscar nessa profissão?

3) Copywriter

Mais uma das profissões para quem gosta de ler e escrever. Esse profissional nada mais é do que um Redator Publicitário que tem a missão de persuadir, por meio das palavras, o público-alvo de uma empresa. Ele pode se expressar em jornais impressos, revistas, conteúdos online e até em comerciais para a TV.

Quem gosta de ler, escrever e domina as técnicas de persuasão do marketing, pode ganhar dinheiro trabalhando nessa promissora profissão, que transforma os objetivos de uma organização em eficazes textos publicitários.

4) Profissões para quem gosta de ler e escrever: Roteirista

Você tem perfil criativo e sempre sonhou em escrever longos roteiros para filmes ou peças de teatro? O mercado de trabalho está bastante aquecido para os Roteiristas mais competentes. Esse profissional é a peça-chave de toda produção de sucesso.

Então, se você se identifica com a criação e adaptação de roteiros em geral, pode investir nessa profissão sem medo. Muitas vezes, é necessário que um roteiro seja totalmente adaptado para a mídia audiovisual. Sem o trabalho eficiente de um Roteirista, as histórias para o cinema ou televisão simplesmente não gerariam audiência.

5) Sociólogo

A área Sociologia engloba milhares de conceitos que têm relação com a origem, organização, desenvolvimento e funcionamento das sociedades e culturas, sejam elas antigas ou modernas. O profissional formado em Sociologia precisa transmitir todo o seu conhecimento por meio das palavras.

Prova disso, é a grande quantidade de livros de Sociólogos já publicados em todo o mundo. Quem gosta de trabalhar com a escrita ou ama uma boa leitura, essa carreira também é uma das mais indicadas. Redação de artigos, ensaios e fichamentos fazem parte da rotina de um Sociólogo.

6) Compositor

Outra das profissões para quem gosta de ler e escrever. Se você tem a imaginação fértil para criar letras de um determinado gênero musical, seja para você mesmo ou para outros cantores, essa função pode ser bem rentável, dependendo da qualidade do seu trabalho.

A leitura e escrita fazem parte da rotina de trabalho do Compositor. Entretanto, essa profissão exige que a pessoa tenha muita sensibilidade musical para criar letras que combinem com as melodias das canções. Não se esqueça disso.

7) Profissões para quem gosta de ler e escrever: Advogado

Além de ser um voraz leitor, o Advogado precisa ser um escritor nato, já que precisa redigir documentos, petições, defesas e contratos que deverão ser usados em processos judiciais. Se você sempre teve vontade de se dedicar à área jurídica, vai precisar ter essas duas habilidades.

O contato diário com a leitura e escrita começa ainda na faculdade, onde o universitário precisa redigir resumos de livros e obras da área do Direito, além dos trabalhos acadêmicos. Quem gosta muito de ler e escrever, essa rentável profissão pode ser uma boa escolha.

E aí, o que você achou das profissões para quem gosta de ler e escrever? Independente da sua escolha ou do seu perfil profissional, sempre recomendamos tomar ciência dos desafios de cada área. Boa sorte.

Leia também

você pode gostar também

Gastronomia: como empreender nessa área? Confira 5 dicas

A Gastronomia é um ramo profissional que está associado com atividades como o turismo, lazer, comércio de alimentos e outros setores da indústria. Assim, empreender nessa área é mais simples do que parece.

Como conciliar trabalho e estudo? Confira 7 dicas simples e práticas

Vai começar o cursinho preparatório para o concurso, mas trabalha o dia inteiro? Fique por dentro de sete dicas de ouro sobre como conciliar trabalho e estudo.

Você sabia que existe o Dia da Saudade? Conheça essa data comemorativa

A palavra saudade pode remeter a um episódio de alegria ou de tristeza. Seja como for, esse sentimento é tão importante que tem data comemorativa, o Dia da Saudade.

As cores de esmalte que mais combinam com cada signo

Bateu aquela indecisão na hora de escolher a tonalidade que vai passar nas unhas? Então, conheça as cores de esmalte que mais combinam com cada signo.

7 sinais de que você deveria mudar de profissão

Está insatisfeito com o seu atual emprego? Então conheça os sete sinais de que você deveria mudar de profissão e cogite uma transição de carreira.

Para que servem aquelas bolas laranjas nos fios de transmissão?

Fios de alta tensão geralmente possuem itens de segurança bastante chamativos para evitar acidentes que possam danificar os fios e causar maiores problemas.