A escolha da carreira profissional pode ser um baita desafio para milhares de pessoas. Afinal, são tantas opções que fica mesmo difícil se decidir. Você tem até 27 anos de idade? Em nossa matéria, selecionamos cinco profissões para os jovens da nova geração.
Continue a leitura até o final e conheça as carreiras mais promissoras para as pessoas que pertencem à geração Z, que cresceram junto com o advento da internet. Analise cada uma delas com atenção e escolha aquela que mais combinar com o seu perfil.
Confira a lista de carreiras para jovens da geração Z
1) Nutrição orgânica
Pode até não parecer, mas a preocupação com a saúde física e mental está mais evidente do que nunca entre os jovens da nova geração. A massiva discussão da mídia (tradicional e online) sobre os benefícios da alimentação saudável acabou contribuindo bastante.
Hoje em dia, boa parte dos jovens valoriza, e muito, a questão da sustentabilidade no mundo e estão priorizando uma alimentação de origem orgânica (sem o uso de agrotóxicos). Por isso, a área de nutrição orgânica pode ser um nicho rentável em um futuro próximo.
Quando o assunto é profissões para os jovens da nova geração, a tendência é que mercado produtor de comida orgânica, que já apresenta um crescimento acelerado de uns anos para cá, certamente vai precisar de mão de obra especializada.
2) Oceanografia
Outra das profissões para os jovens da nova geração é essa. Se você tem uma constante preocupação com as questões ambientais e sonha em deixar rios e mares menos poluídos, a área da oceanografia é ideal.
O estudo e a preservação dos mais variados ambientes aquáticos, da flora e fauna dos oceanos, zonas costeiras e lagos, além da análise da composição das águas, podem ganhar um grande destaque daqui a alguns anos. Pode acreditar, esse mercado é carente de bons profissionais.
Vale lembrar que cerca de 70% da superfície terrestre é coberta por água. Então, se você gosta ou se identifica com essa promissora área, que tal se tornar um especialista nela? Tem muito trabalho por aí esperando por oceanógrafos capacitados e que têm paixão pela profissão.
3) Biotecnologia e biossistemas
Mais uma das profissões para os jovens da nova geração. Pelo simples fato de terem uma enorme familiaridade com a tecnologia e serem multifuncionais, as pessoas pertencentes à geração Z conseguem lidar com várias coisas ao mesmo tempo. E o melhor: com rapidez.
Dessa forma, a área de biotecnologia e biossistemas, devido ao seu caráter multidisciplinar, tem uma estreita relação com essas importantes habilidades comportamentais das pessoas mais jovens. Os setores industrial e agrícola são os que mais precisam de profissionais com essas qualidades.
Se você gosta de física, química, biologia, estatística e manja de informática, pode receber um alto salário para desenvolver soluções viáveis para as áreas de saúde, alimentícia e meio ambiente. O seu futuro profissional pode ser mais promissor do que nunca.
4) Designer de jogos online
As pessoas que pertencem à geração Z nasceram e cresceram em um mundo tecnológico, se comparados com seus pais ou avós, por exemplo. Por isso, quando falamos em profissões para os jovens da nova geração, a de designer de jogos online não poderia ficar de fora.
A criação e desenvolvimento de jogos eletrônicos para as mais variadas plataformas é uma atividade que está em alta no momento e pode ser bastante atrativa para quem está na casa dos vinte e poucos anos. A grande questão é que esse trabalho vai além do mero entretenimento.
É cada vez maior o número de escolas que se renderam aos benefícios dos jogos educativos, em todo o Brasil. Além disso, até os executivos acabaram caindo nas graças dessas plataformas online de “diversão”, que também podem melhorar o desempenho profissional, sabia?
5) E-Learning
O novo formato de educação a distância vem se desenvolvendo de uma forma cada vez mais expressiva. Hoje em dia, é possível encontrar vários cursos de nível superior que podem ser feitos de maneira totalmente remota.
E esse é um nicho de mercado que possivelmente deve atrair as pessoas da geração Z, que estão bem mais acostumadas com o aprendizado em ambientes virtuais. E quando se fala em profissões para os jovens da nova geração, a área de E-Learning é bem promissora.
Se você tem afinidade com esse ramo e acha que tem o perfil compatível com ele, pode ter uma carreira de sucesso e rentável trabalhando com o desenvolvimento de plataformas para cursos à distância.