A inteligência é uma característica estudada por diversas áreas do conhecimento há séculos, pois há um grande interesse em entender seu surgimento, desenvolvimento e manifestação nos indivíduos. Neste sentido, existem pesquisas que revelam sinais peculiares de inteligência nas pessoas, desde ser o irmão mais velho até ser magro ou ter uma preferência por gatos.
No geral, são estudos desenvolvidos com um público específico e em um ambiente controlado, ou através de análises ao longo da vida dos participantes dessa pesquisas. Ainda que não ofereçam respostas definitivas, permitem entender melhor como essa habilidade essencial participa das nossas vidas. Confira três características físicas relacionadas à inteligência:
Quais são as 3 características físicas que indicam inteligência?
1) Magreza
Surpreendentemente, um trabalho científico sobre a inteligência, realizado em conjunto entre os institutos da Universidade de Carolina do Norte, a Universidade John Hopkins e a Universidade de Teerã no Irã analisou um grupo de pessoas ao longo da vida.
Neste sentido, perceberam que pessoas com testes de QI com resultados inferiores possuíam Índices de Massa Corporal mais elevados.
Sobretudo, os fatores socioeconômicos se mostraram predominantes nessa relação, pois pessoas mais ricas e com maior IMC aparentavam ter vivido um crescimento com maiores regalias e confortos. Em contrapartida, pessoas magras, em sua maioria, partiam de um cenário de vida com mais dificuldades e desafios.
2) Ser canhoto
De acordo com estudos específicos, pessoas canhotas são interpretadas cientificamente como indivíduos com maior e mais rápidas habilidades espaciais, além de flexibilidade mental e uma memória de trabalho desenvolvida.
Além disso, são vistos como pensadores divergentes, porque possuem um tipo específico de criatividade que permite que os canhotos encontrem ideias inovadoras com maior facilidade.
Neste sentido, evidências científicas mostram uma relação entre os desafios enfrentados no cotidiano, como ter que se adaptar a ferramentas para destros, com o desenvolvimento de habilidades motoras e sociais por parte desses indivíduos. Sendo assim, se apresentam como pessoas flexíveis, adaptáveis e mente aberta.
3) Altura
Por fim, outra característica física que indica inteligência nos indivíduos relaciona-se à altura, pois pessoas mais altas aparentam ser mais inteligentes, de acordo com uma pesquisa da Universidade de Princeton. Os cientistas expuseram um grupo de pessoas a uma série de testes de habilidade cognitiva, porém, as pessoas mais altas apresentaram resultados melhores.
Em especial, no que refere-se ao aspecto financeiro, pois conseguiram realizar cálculos e projeções melhores, mas também mostraram domínio sobre noções de economia e finanças pessoais.
Uma outra pesquisa, desenvolvida em 2006, mostra que pessoas altas ganham cerca de 166 mil dólares a mais em uma carreira de 30 anos do que pessoas menores, independente de parâmetros como idade, gênero e peso.