Estas 7 profissões podem ser “extintas” nos próximos anos? Entenda

A tecnologia pode ser considerada a principal causa para que profissões sejam “extintas” nos próximos anos. Veja a lista de cargos.

Com a evolução dos sistemas e atividades, algumas profissões podem acabar perdendo espaço? Os avanços tecnológicos são os maiores responsáveis por esse movimento. No entanto, não devemos esquecer que, por trás de máquinas, existem pessoas coordenando as atividades.

Leia também

Em nosso artigo, listamos algumas profissões que podem ser “extintas” nos próximos anos. Pelo menos da maneira em que conhecemos atualmente.

7 profissões que podem ser extintas nos próximos anos

  1. Piloto de avião: o piloto automático já é responsável pelos aviões na maior parte do tempo, e a necessidade de seres humanos assumirem o controle ocorre majoritariamente nas partes de decolagem e pouso. Aviões totalmente autônomos já estão em teste, e podem ser uma tendência para o futuro;
  2. Recrutador (RH): a expectativa é que a Inteligência Artificial conseguirá fazer a seleção de talentos para as empresas. Os algoritmos conseguirão avaliar o perfil de um candidato com base em currículos e informações expostas na internet, como fotos, vídeos e publicações em redes sociais;
  3. Assistente jurídico: soluções que utilizam inteligência artificial já conseguem realizar tarefas de análise de processos e termos jurídicos com eficiência e precisão. Por isso, é possível que esses profissionais sejam substituídos em breve;
  4. Analistas financeiros: analistas humanos já não conseguem competir com softwares de análise financeira que utilizam inteligência artificial e podem ler e reconhecer tendências em dados históricos para prever movimentos futuros de mercados;
  5. Corretores de seguro e analistas de risco: as atividades desempenhadas por esses profissionais já podem ser realizadas por computadores. Cotações, cálculos de prêmio e custos de apólice, avaliação de riscos individuais e coletivos, ganham em eficiência e robustez quando softwares colocam nas mãos do segurado as possibilidades de simulações e contratação dos seguros de maneira automatizada;
  6. Carteiro: em 2018, os Correios anunciaram que o cargo de carteiro, entre outros, seria encerrado. Após a polêmica, a empresa retrocedeu. A tendência mundial, porém, é de que a profissão acabe extinta no futuro e substituída por robôs entregadores;
  7. Digitador: essa profissão foi substituta do datilógrafo, quando as máquinas de escrever foram trocadas pelos computadores. Hoje, já existem tecnologias que transformam automaticamente o áudio em texto, além de plataformas de leitura inteligente e softwares de digitalização de grandes volumes de documentos. Com os avanços, os serviços de um digitador tornam-se cada vez mais desnecessários.

Leia também


você pode gostar também

7 grandes filmes da Netflix que podem transformar a sua vida

Anda meio sem motivação para prosseguir com os estudos para as provas do concurso? Conheça sete filmes da Netflix que podem te inspirar.

Tem inglês fluente? Veja 5 profissões ideais para você e que pagam bem

Se você domina bem a língua inglesa, conheça cinco profissões que exigem inglês fluente e que pagam bem.

Dias contados: estes 11 carros vão SAIR de linha a partir de 2023

Os carros que vão sair de linha a partir de 2023 incluem modelos populares e de grande adesão dos brasileiros, como é o caso do Volkswagen Gol e do Fiat Uno.

Garçonete recebe gorjeta de R$ 15,5 mil e chora de tristeza depois. Saiba o motivo

Esta gorjeta acabou indo parar nas barras dos tribunais e envolve a garçonete, o cliente e o restaurante. Confira a matéria completa!

Concurso INSS: qual a nota mínima para ser aprovado nas provas?

As regras e normas do concurso INSS estão previstas no edital, onde os candidatos podem acessar as informações sobre qual a nota mínima para ser aprovado nas provas objetivas.

Pensão alimentícia: definição, principais regras e novas mudanças

Está estudando para um disputado certame da área jurídica? Conheça as particularidades da pensão alimentícia, que faz parte do conteúdo programático de vários editais.