Que o Brasil é um país com dimensões continentais todos sabem, mas existem 11 coisas que realmente só existem no nosso país e podem ser extremamente surpreendentes. No geral, são relacionados aos costumes e hábitos dos cidadãos, mas também à cultura específica de cada região.
Sendo assim, outros países podem estranhar, e até proibir legalmente, que algumas dessas coisas existam. Confira mais informações a seguir:
11 coisas que realmente só existem no Brasil
1) Papel higiênico no cesto
Comumente, os brasileiros descartam o papel higiênico utilizado no cesto de lixo que fica no banheiro. Desse modo, é depositado mais especificamente em um saco plástico dentro do recipiente, para que haja uma troca na ocasião de faxina e limpeza do cômodo.
Contudo, alguns países veem isso como uma falta de higiene e sujeira. Nesses lugares, é mais comum descartar o papel higiênico no próprio vaso e dar descarga. Porém, como possuem um sistema de encanamento e saneamento básico mais desenvolvido, não há risco de entupir.
2) Chuveiro elétrico
O nosso fiel companheiro dos invernos inesperados e verões impiedosos é uma invenção tradicionalmente brasileira. Portanto, é raro em outros países porque costuma-se utilizar um sistema de dois registros, com água quente e água fria para cada um.
3) Banho cotidiano
Ainda que no Brasil seja considerado normal tomar três banhos por dia, existem países no hemisfério Norte que abominam a prática por conta das baixas temperaturas. Em alguns casos, é até um desperdício de água encanada, porque existem nações que veem esse recurso como um privilégio.
4) Escovar os dentes no ambiente de trabalho
Normalmente, finalizamos aquele intervalo do almoço com um tempo para higienização e limpeza dos dentes no ambiente de trabalho. Contudo, existem trabalhadores brasileiros que passam vergonha em outros países por fazer isso.
Nesses locais, é mais comum somente mascar um chiclete e continuar o dia.
5) Xerox com autenticação
Entre os diversos procedimentos burocráticos no Brasil, alguns cartórios requisitam a cópia autenticada de documentos. Em outras nações, a instituição somente requisita os documentos mais importantes, diferenciando cópia dos originais sem meio termo entre os dois.
6) Tomada de três pinos
Adotados oficialmente em 2000, essas tomadas oferecem segurança e padronização no Brasil. Estima-se que existiam nove modelos diversos, o que aumentou a necessidade de adaptadores. Ainda que o terceiro espaço seja um recurso adicional de segurança comum em outros países, o formato hexagonal só existe por aqui.
7) Dia dos Namorados no meio do ano
Conhecido como Dia de São Valentim nas nações europeias ou Valentine’s Day nos países norte americanos, a celebração do Dia dos Namorados acontece em junho somente no Brasil. Os outros lugares do mundo comemoram a data em fevereiro, mas com a mesma tradição de jantares especiais, flores e trocas de presentes.
8) A palavra saudade
Ainda que o sentimento seja universal, somente o Brasil possui uma palavra específica para descrever a melancolia causada pela falta de uma pessoa ou de algo. Nos outros países, é mais comum haver expressões específicas para descrever o sentimento de ausência ou de melancolia, mas não de ambos juntos.
9) Gêneros musicais específicos
Músicas do gênero do axé, sertanejo ou pagode como existem aqui no Brasil são produtos originais e exclusivos do país. Ainda que tenham ganhado popularidade em outros países e expandido a influência, com alguns artistas se arriscando nos gêneros, somente aqui existe o pagode brasileiro.
10) Caipirinha
Outro produto típico brasileiro, a mistura de cachaça com limão e açúcar é não somente um símbolo como uma bebida tradicional do país. Até mesmo quando encontrada no exterior há referência de ser um drink brasileiro.
11) Frescobol
O esporte de praia foi criado oficialmente no Rio de Janeiro, com influência do tênis de mesa e do tênis tradicional. Entretanto, não é jogado em outros países, mas possui parentes próximos que são jogados até mesmo na neve.