Embora a palavra zoologia seja um termo atual ela se fez presente na vida do ser humano desde o princípio, o homem primitivo precisou conhecer os animais que podiam lhes servir como alimento, vestiário e também aqueles do qual ele precisava se manter longe por questão de segurança.
A observação dos animais foi importante para que os homens entendessem mais sobre cada espécie, da forma de criação no caso dos animais domésticos e também da maneira correta de caça para aqueles que eles precisavam capturar para consumo. Toda essa análise ajudou o ser humano é conseguir formar a cultura zoológica.
Os tópicos a seguir irão abordar a definição de zoologia e explicaram mais sobre o tema.
O que é zoologia?
A zoologia faz parte de um dos ramos das ciências biológicas, ela é responsável pelo estudo dos animais em seus vários aspectos.
Esse campo de estudo da biologia engloba todos os assuntos relacionados ao reino animal e não somente as partes do corpo animal e os processos vitais.
Na zoologia as relações que mantêm os animais ou grupos de animais entre si e com o meio ambiente também são estudadas.
Entre os séculos XVIII e XIX houve um avanço considerável da zoologia, isso aconteceu em maior parte por causas das viagens que o naturalista Alexander Von Humboldt fez para a América e África, outro personagem que ajudou neste avanço foi Charles Darwin através dos seus estudos, ele é responsável pela teoria da evolução.
No período do século XX, ocorreram os estudos sobre genética que ampliaram o campo de pesquisa da zoologia.
O profissional desta área é chamado de zoólogo, para atuar nessa função é necessário o contato direto com animais, podendo variar desde insetos a mamíferos de porte elevado.
Faz parte da rotina de trabalho do zoólogo: organizar expedições a parques, reservas, florestas, lagos, rios e mares, isso para que seja feita a observação e coleta de espécimes.
Subdisciplinas da zoologia
Este ramo das ciências biológicas possui uma vasta abrangência, por isso, ela encontra-se dividida em numerosas subdisciplinas, entre elas está incluída a embriologia, citologia, fisiologia, genética, morfologia, patologia, paleontologia e evolução, etologia, taxionomia, ecologia e zoogeografia. Entenda mais sobre elas:
- Embriologia – Responsável pelo estudo do desenvolvimento dos embriões animais. Essa subdisciplinas possui diversas variações, isso porque os animais podem ser classificados como invertebrados e vertebrados, apresentando vários aspectos e diferentes níveis evolutivos.
- Citologia – Essa ciência estuda as células, as estruturas que formam os órgãos e também os tecidos dos seres vivos.
- Fisiologia – É um ramo da biologia dedicado a estudar as funções e o funcionamento normal dos seres vivos, além dos processos físico-químicos que acontecem nos tecidos, células, órgãos e sistemas dos seres vivos saudáveis.
- Genética – Estuda como ocorre a transmissão do material genético no decorrer das gerações, a sua natureza química, assim como o seu modo de ação.
- Morfologia – Responsável pelo estudo da forma do organismo ou parte dele.
- Patologia – Esse campo de estudo está dedicado as modificações estruturais, bioquímicas e funcionais das células.
- Paleontologia – Estuda os animais e vegetais que viveram em períodos geológicos passados, por meio dos fósseis.
- Evolução – Essa área da biologia é responsável por estudar o processo de alteração e adaptação das espécies de seres vivos ao decorrer do tempo.
- Etologia – Analisa o comportamento dos animais.
- Taxionomia – Conhecida como Taxonomia ou taxeonomia, essa parte da ciência realiza a classificação dos seres vivos.
- Ecologia – Estuda o convívio entre os seres vivos e o ambiente em que habitam.
- Zoogeografia – É a modalidade da biogeografia que tem por objetivo estudar a forma de distribuição das diferentes espécies de animais no planeta.
Se gostou do artigo não deixe de compartilhar com os seus amigos nas redes sociais!
Por Aline Oliveira