Chamamos de frase toda sentença com sentido completo, podendo ser constituída por uma ou mais palavras, com ou sem a presença de verbos. Por meio da frase, seja ela dita ou escrita, expressamos emoções, ideias, ordens, apelos e qualquer outro conteúdo cujo propósito seja o de comunicar alguma coisa a alguém. Existem cinco tipos de frases, caracterizados com base em suas particularidades.
Para dominar o conteúdo e ter mais embasamento teórico para responder questões sobre o tema em concursos, Enem e vestibulares, é preciso conhecer as principais características de cada tipo de frase – a boa notícia é que as nomenclaturas são bastante autoexplicativas. Acompanhe a seguir!
Frases exclamativas
Frases exclamativas são aquelas cujo objetivo é expressar algum tipo de emoção de forma intensa. Quando o emissor produz esse tipo de frase, ele está revelando determinado sentimento (urgência, medo, preocupação, pressa etc.) e, como sugere o próprio nome, essa revelação de emoções é seguida por um ponto de exclamação. Veja alguns exemplos:
- Nossa, que dia difícil!
- Que Lua maravilhosa!
- Não saia de casa hoje!
- Ela é a moça mais linda do mundo!
- Que medo!
Frases declarativas
As frases declarativas são aquelas que usamos para afirmar alguma coisa. Elas podem ser afirmativas ou negativas e levam um ponto final. Veja:
Frases declarativas afirmativas:
- Ele estudou para a prova.
- Jorge aprendeu a fazer churrasco.
- No próximo feriado, iremos para o Rio de Janeiro.
Frases declarativas negativas:
- Ele não estudou para a prova.
- Jorge não aprendeu a fazer churrasco.
- Não viajaremos no próximo feriado.
Frases imperativas
Esse tipo de frase é utilizado quando o emissor precisa dar alguma ordem, fazer pedidos ou pedir conselhos a alguém. Podem ser finalizadas com ponto final ou de exclamação e, como no exemplo anterior, também se dividem em afirmativas ou negativas. Confira alguns exemplos:
Frases imperativas afirmativas
- Esqueça!
- Vire à esquerda.
- Siga o táxi!
Frases imperativas negativas
- Não esqueça!
- Não vire à esquerda.
- Não siga o táxi!
Frases interrogativas
Nesse tipo de frase, o emissor tem a intenção de fazer uma pergunta. A frase poderá ser terminada com um ponto final, no caso de um questionamento indireto, ou por um ponto de interrogação, quando a pergunta for direta. Veja a diferença:
- Por favor, o médico já chegou?
- Por favor, estou ligando para saber se o médico já chegou.
- Você sabe onde está a caneta?
- Eu só quero saber se você viu onde está a caneta.
- Que horas você vem?
- Eu gostaria de saber que horas você vem.
Frases optativas
Nesse tipo de frase, a pontuação final também é uma exclamação, e seu intuito é o de expressar algum tipo de desejo. Confira:
- Que os anjos te protejam!
- Espero que a cirurgia ocorra bem!
- Muito sucesso no novo empreendimento!
- Que vontade de comer brigadeiro!
Frase nominal e frase verbal
Outra classificação possível para as frases, além dos tipos citados acima, é dividi-las em verbais ou nominais. As frases verbais são aquelas que são compostas também por verbos; e as frases nominais são aquelas que não têm verbos em sua formação. Vejamos as diferenças entre esses dois tipos:
Frase nominal:
- Cuidado!
- Coisa esquisita…
- Que triste!
Frase verbal:
- Venham todos para a abertura da casa.
- Filhos são uma grande responsabilidade.
- O tombo foi muito feio.
Vídeos sobre tipos de frases
Abaixo, confira vídeos de apoio que podem te ajudar a fixar ainda mais o conteúdo aprendido neste texto:
Tipos de frases: Declarativas, interrogativas, exclamativas
Neste vídeo da professora Alda, as definições de frases são relembradas, e os tipos de frases são explicados de forma direta, com mais exemplos que ilustram cada tópico do conteúdo.
Tipos de frases
Este vídeo aborda o assunto de forma um pouco mais profunda, tornando-se um excelente conteúdo quando o objetivo for revisar o material estudado e explorar os tipos de pontuação, sempre com exemplos.